Bateria de aluminio Notícias

Investigadores criam bateria de alumínio que carrega em 1 minuto


Em praticamente todos os gadgets que utilizamos diariamente existe um problema em comum, a duração das suas baterias. Como resposta a este eterno problema, uma equipa de investigadores da Stanford University desenvolveu um protótipo de uma bateria em alumínio que consegue ser carregada em apenas 1 minuto.

Até ao momento, as baterias de alumínio desenvolvidas não eram capazes de produzir uma voltagem alta o suficiente para alimentar os mais variados gadgets, especialmente depois de vários ciclos de carregamento. Mas, o protótipo desenvolvido por esta equipa de investigadores é composto por alumínio e grafite, uma combinação de materiais que produz voltagem suficiente mesmo depois de milhares de ciclos de carregamento.

Esta bateria pode ser recarregada em apenas 1 minuto, é flexível e tem um custo de produção extremamente baixo uma vez que o alumínio é muito mais barato do que o lítio. Acrescenta-se ainda o facto de que os materiais utilizados nesta bateria são muito mais seguros quando comparados com as baterias de lítio, que podem pegar fogo em determinadas situações.

No entanto, existe ainda um pequeno desafio que a equipa de Stanford precisa superar. Apesar de esta bateria produzir mais voltagem do que qualquer outra bateria de alumínio, a sua produção de energia continua a ser muito mais baixa do que as baterias de lítio dos smartphones, normalmente entre os 3.7V e 4.2V.

Foi publicado um vídeo no canal de YouTube da Stanford University onde pode ver o protótipo a alimentar uma luz LED enquanto a bateria é dobrada e até mesmo perfurada com uma broca.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *