cionet_Elsa-Graça Notícias

Mobilidade e portabilidade são as principais preocupações do sector financeiro


A CIONET, a maior comunidade de executivos de TI na Europa, juntou-se a Elsa Graça, CIO do banco Santander Totta, e vencedora do prémio CIODAY’2015 orientado para cliente, para fazer um ponto de situação do sector financeiro português. De acordo com a responsável, a correta exploração das novas ferramentas de mobilidade e portabilidade são umas das principais preocupações do sector, pois as empresas desta área apresentam cada vez maiores necessidades de ter um conhecimento up to minute do cliente.

“Na banca, um dos fatores críticos é a capacidade de gerar confiança em todos os níveis de atuação, nomeadamente, na transacionalidade, nas operações de passivo e de ativo, e acima de tudo, no dia-a-dia do cliente. O know how necessário para IT da Banca mudou e a forma de gerir projetos em IT é muito mais participada e partilhada. Desenhar, criar e construir processos que assegurem o cumprimento correto e atempado da legislação em vigor sem criar obstáculos, quer do lado das tecnologias, quer do lado do negócio é um dos maiores desafios enfrentados pelo sector”, realçou Elsa Graça, CIO do Banco Santander Totta.

Além desta necessidade, a CIO identificou também outras tendências tecnológicas no sector bancário, nomeadamente o facto de a tecnologia ter deixado de estar apenas no domínio dos especialistas e ter passado a estar “à mão” de todos, enquanto sinónimo de proximidade, relação, rapidez, comodidade e não apenas de inovação ou exclusividade, e também a transformação de enormes quantidades de dados não estruturados em informação útil, que se tem revelado desafiante, nomeadamente paradigmas como Big Data e Cloud, que estão a entrar na gíria das empresas mais próximas dos seus clientes e parceiros.

Elsa Graça afirma ainda que “nenhuma empresa vai evoluir colocando a tecnologia longe das pessoas e das áreas de relação, nomeadamente, longe das áreas comerciais, do marketing, das redes sociais e dos touch points do cliente”.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *