Projeto "Girls in ICT Day" Notícias

Projeto “Girls in ICT Day” recebe apoio da CIONET



A CIONET anunciou que apoia e colabora no projeto lançado pela UIT – “Girls in ICT Day”. Esta iniciativa, que terá lugar no dia 23 de Abril, na FPC, tem como principal objetivo incentivar e promover uma maior presença de mulheres no sector TICs. A comunidade é um dos parceiros do projeto, nomeadamente com apoio na divulgação.

Tendo em conta que o número de mulheres jovens a optar por estudar disciplinas relacionadas com a área das TICs está em declínio em Portugal, e na maioria de todos os outros países, a UIT visa com esta iniciativa sensibilizar a comunidade (homens e mulheres) para a importância de mudar a atitude perante a área das TICs, e de aliciar as mulheres para a área tecnológica. Uma forma de atrair talentos para a área tecnológica deverá passar por ligar mais as áreas cientificas das Universidades às necessidades da vida empresarial e vice-versa.

GIRLS in ICT DayO “GIRLS in ICT Day” (Dia das Jovens Mulheres nas TIC) será comemorado todos os anos a nível mundial, na quarta quinta-feira do mês de Abril. Este dia foi estabelecido tendo presente a antevisão da crescente necessidade de profissionais no sector das tecnologias de informação e comunicação nos próximos dez anos e a constatação que a escolha da carreira profissional nas TIC é maioritariamente feita por homens, visando assim promover a paridade entre os géneros nas TIC e o crescimento sustentável deste sector.

Este evento contará com o apoio da FPC (Fundação Portuguesa das Comunicações), a qual foi conquistando ao longo dos anos uma forte ligação a Universidades, através da sua missão de estudar e dar a conhecer a importância do setor das comunicações. O evento contará ainda com o apoio da CIONET, da PT, Sapo Mulher e do Comité LIDE Mulher.

“Consideramos fundamental motivar jovens mulheres a optarem por um percurso profissional na área tecnológica, uma vez que o sector das TIC, para além de ser um setor transversal a todos os outros, é o setor onde a procura de competências e talentos é mais elevada”, aponta Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *