backup de dados Segurança

Estudo revela que 24% dos utilizadores perderam cópias de segurança dos seus dados


Cerca de um em cada quatro utilizadores (24%) que guarda cópias de segurança dos seus dados em dispositivos físicos, como discos externos ou memórias flash, acaba por perder esses dados, são as conclusões de um realizado pela Kaspersky Lab em parceria com a B2B International.

Segundo o estudo, apesar da maioria dos utilizadores (92%) manter informações de suma importância e até confidenciais (correspondência privada, fotos, passwords ou dados bancários e financeiros) nos seus computadores e dispositivos móveis , a verdade é que menos de um terço realiza cópias de segurança para prevenir eventuais perdas. Na realidade , quase um terço (29%) dos utilizadores não tomou qualquer medida de segurança deste género e 11% não tem planos para fazê-lo no futuro.

O estudo também revela que os que fizeram cópias de segurança dos seus ficheiros nem sempre têm garantia de não os vir a perder. Os dispositivos de armazenamento físico, tais como discos externos ou memórias flash, continuam a ser os mais populares: 87% dos inquiridos mantiveram as suas cópias guardadas neste tipo de suporte, enquanto apenas 12% usaram serviços na nuvem. Contudo, dos que preferem os métodos físicos de armazenamento, perto de um em cada quatro (24%) já sofreu uma perda irreversível de informação, como resultado do extravio, avaria ou roubo do dispositivo.

“Ao optar por uma abordagem sistemática ao backup, conseguirá tomar conta dos seus dados de uma forma eficaz. Decida que informação é a mais valiosa para si e crie cópias de segurança de uma forma regular. A melhor maneira é manter a informação importante em pastas encriptadas, guardadas tanto em suportes físicos como na nuvem. Isto irá salvaguardar os seus dados mesmo se acontecer algo de extraordinário que leve à destruição de um dos mecanismos de armazenamento dos seus dados,” afirma Elena Kharchenko, Responsável de gestão de Produtos de Consumo da Kaspersky Lab.

Com a versão para Windows do Kaspersky Total Security — Multi-Device, pode realizar cópias de segurança protegidas de uma forma rápida, fácil e automática. As cópias podem ser guardadas também no disco do computador, bem como num dispositivo externo (drive de rede, disco óptico, cartão de memória, etc.) ou na nuvem. A tecnologia de encriptação pode ser usada para salvaguardar os dados que caiam em mãos alheias, ao proteger ficheiros e pastas com password conhecida apenas pelo seu legítimo proprietário.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *