Aplicação BACKUP MEMORY Mobile

Aplicação ajuda a manter a memória em doentes de Alzheimer



Para tornar mais fácil o dia-a-dia dos doentes com Alzheimer, assim como os seus cuidadores, alguns colaboradores da Samsung Electronics Tunísia (SETN), liderados por Azer Jaafoura, desenvolveram uma aplicação, denominada Backup Memory.

“Muito embora a doença de Alzheimer não tenha cura, estudos mais recentes mostram que os estímulos mentais sob a forma de lembretes regulares de eventos do passado podem potencialmente abrandar a progressão da doença. Foi precisamente aqui que vimos uma oportunidade”, disse, em comunicado de imprensa, Azer Jaafoura, diretor de Marketing Mobile na SETN.

Com a ajuda da Associação Tunisina de Alzheimer, a SETN trabalhou com a 3SG BBDO no desenvolvimento de uma aplicação para smartphone. A Backup Memory funciona como um estimulador de memória para os utilizadores que revelam os primeiros sinais da doença. A aplicação ajuda a perceberem o que está à sua volta, identificando membros da família e amigos, ao mesmo tempo que relembra as suas relações com cada um e as memórias partilhadas no passado, recorrendo a fotografias e vídeos.

Os dados relevantes e o conteúdo multimédia são introduzidos manualmente ou mediante o upload para a aplicação.

Através de ligação Bluetooth, a solução Backup Memory procura outros equipamentos que estejam a utilizar a aplicação, interligando-os e partilhando informação sobre os utilizadores sempre que se encontram num raio de 10 metros.

Durante o desenvolvimento, a Associação Tunisina de Alzheimer testou a aplicação em doentes, certificando-se da sua aplicabilidade no dia-a-dia. “Na doença de Alzheimer, o que se perde fica perdido para sempre. Através de estimulação cognitiva, os doentes podem tentar manter as suas memórias e, assim, atrasar o seu efeito devastador”, explicou Meriam Labidi, médico geriatra e membro da Associação.

A equipa de Azer Jaafoura vai continuar a trabalhar para otimizar a aplicação, incluindo novas funcionalidades, nomeadamente, o sinal GPS no equipamento, de forma a permitir à família a localização constante, e melhorando a interface de utilizador.

A aplicação Backup Memory está disponível gratuitamente no Google Play, em inglês e francês.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *