Facebook privacidade adolescentes Redes sociais

Facebook também vigia quem não tem conta nesta rede social



Já sabíamos que o Facebook nos vigiava, desde o momento em que nos registávamos, muitas vezes sem lermos os termos e condições de utilização. Mas o mais surpreendente é que também controla aqueles que preferem permanecer no anonimato, sem se registarem. De acordo com um novo relatório da Comissão de Proteção de Privacidade Belga, esta rede social controla os utilizadores da internet que não fazem parte do Facebook.

As mudanças frequentes na privacidade é uma preocupação constante para os utilizadores desta rede social, como reflete a disseminação em massiva de “disclaimers” (declaração de ausência de responsabilidade) através dos seus perfis. Esta neurose é agora alargada a outros cibernautas, dado que, de acordo com o último relatório da Comissão belga, a monotorização dos domínios facebook.com estende-se aos visitantes que não têm um perfil aberto ou que fecharam o que tinham.

Mas isto não fica por aqui, já que o ‘plug-in’ do Facebook que permite dar “like” a uma página, inserida em cerca de 13 milhões de websites, é capaz de ler os cookies que monitorizam os visitantes e enviá-los para a rede social. O relatório observa, contudo, que o Facebook reserva-se à informação que recopia os dados para fins comerciais.

Tendo em vista as conclusões do relatório, nenhum utilizador está isento de espionagem deste gigante social, mesmo aqueles que pensavam que não existir na rede social era o suficiente.
A Comissão belga trabalha com as comissões homólogas dos Países Baixos, Alemanha, França e Espanha e conta com o apoio das instituições europeias reguladoras desta matéria.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *