Google carro sem condutor Futuro hoje

Carros Autónomos: novidades sobre os veículos não tripulados



Ter um veículo não tripulado é uma realidade mais próxima do que você imagina. Na verdade, os carros autónomos têm sido desenvolvidos por diversas empresas. Algumas funções criadas para estes automóveis futuristas já estão presentes em alguns carros, como nos que são programados para que possam se autoguiar entre pontos pré-estabelecidos. A tecnologia de alguns modelos é tão avançada que os automóveis são capazes de detectar objetos a quilômetros de distância, parar sozinhos e, até mesmo, estacionar.

Os carros têm passado por fases de teste, com um piloto de segurança a postos – o qual consegue tomar o controle do automóvel rapidamente e dirigi-lo como um veículo manual. Empresas como Google, BMW e Hyundai tem se esforçado para desenvolver os carros autônomos, tendo como meta colocar esses automóveis nas ruas até 2020.

carro-autonomo

A diferença entre as os avanços das empresas são praticamente superficiais. Enquanto a alemã BMW apresenta um sistema para estacionamento controlado por um relógio, freio inteligente e scanners a laser capazes de mapear e identificar obstáculos; a concorrente Audi promete um rastreador de vagas de estacionamento e que ele seja estacionado mesmo com o condutor fora do veículo, através de um app no smartphone. Já a Hyundai permite que o carro seja ligado, destravado ou tenha seus faróis acesos, por exemplo, através de comando de voz.

carroautonomo

A tecnologia pode mudar todo um conceito de como se deve conduzir um automóvel, além da possibilidade de diminuir a quantidade de acidentes de trânsito. Além disso, garante maior flexibilidade para pessoas com limitações físicas, como deficientes visuais ou paraplégicos. Os carros autónomos da Google, por exemplo, já rodaram mais de 320 mil quilômetros sem se envolver em qualquer tipo de incidentes.

Dois desafios ainda são tornar o carro economicamente viável para os consumidores e enfrentar as permissões legais atuais, que exigem um motorista humano de prontidão para assumir o controle dos veículos em situações de risco.

Imagens: caranddrivebrasil

Este artigo foi produzido pela equipe Ituran Rastreadores, especialmente para o TecheNet.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *