alunos da licenciatura em Games & Apps Development Design

Escolas da Nova Zelândia e EUA recebem alunos da licenciatura em Games & Apps Development da Universidade Europeia



Duas das mais conceituadas escolas mundiais de Design – Media Design School, na Nova Zelândia, e New School of Architecture & Design, em San Diego, EUA – vão receber estudantes da Universidade Europeia para um semestre obrigatório da licenciatura em Games & Apps Development. O objectivo é preparar os jovens para a indústria global dos jogos digitais e aplicações móveis.

A Universidade Europeia, que pertence à Laureate International Universities, o maior grupo mundial de ensino superior, desenvolveu uma licenciatura em Games & Apps Development totalmente leccionada em inglês e vocacionada para o mercado mundial dos jogos e aplicações. 

Para reforçar a perspectiva global do curso e consolidar a preparação dos estudantes para uma indústria que apresenta um crescimento elevado, a Universidade Europeia estabeleceu parcerias com duas das mais importantes instituições nesta área – a Media Design School, na Nova Zelândia, e a New School of Architecture & Design, em San Diego, EUA. Os alunos terão um semestre de aulas obrigatório numa destas instituições.

A licenciatura recorre à aprendizagem por projectos: todos os semestres os estudantes realizam um projecto prático e realista para o qual contribuem todas as unidades curriculares desse período. Os projectos são realizados em equipa e envolvem interacção e trabalho conjunto com estudantes de outras licenciaturas, com competências mais focadas nas áreas do design gráfico e da concepção de jogos (game design). Dessa forma, o estudante é exposto a um ambiente multidisciplinar muito próximo do que encontrará no mundo profissional.

Um dos focos deste curso é o desenvolvimento, não apenas de jogos para entretenimento, mas também dos chamados jogos sérios, com aplicações importantes no mundo empresarial.

Segundo Carlos Rosa, Dean da Escola de Tecnologias, Artes e Comunicação da Universidade Europeia, «os estudantes deste curso de licenciatura vão ter a oportunidade de desenvolver as suas capacidades em criação de jogos, tanto para consolas e PC como para ambientes mobile e web. Irão explorar este novo mundo da formação superior nas tecnologias emergentes na área do gaming, através de um modelo de ensino assente nas metodologias de Project Based Learning».

Carlos Rosa é licenciado em Design Visual pelo IADE, pós-graduado em Design Gráfico e Doutor em Design, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. Foi bolseiro de investigação pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo colaborado com artigos científicos para várias publicações internacionais de referência nesta área.

Entre as várias distinções que recebeu, destaca-se o Prémio Nacional de Design (atribuído pelo Centro Português de Design) em 2009 e 2010. Foi também shortlisted no Prémio Internacional de Investigação Aplicada ao Design de Informação (III Award – International Institute of Information Design) 2011. É autor do livro ‘Pictografia Olímpica: história e estilo gráfico’ (a convite da Academia Olímpica de Portugal).

Para mais informações sobre a licenciatura viste o site da Universidade Europeia


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *