Spotify Taste Rewind Notícias

Música: Spotify recorda as últimas seis décadas


O Spotify está a fazer uma viagem ao passado com o anúncio das músicas mais ouvidas dos últimos 50 anos – começando na década de 50 e passando pelos anos 2000.

Para ajudar os utilizadores a fazerem uma viagem pela música nas últimas cinco décadas, o Spotify criou o Taste Rewind, uma aplicação especial que revela que música estariam a escutar se vivessem noutra época, com base nos seus hábitos de escuta atuais.

Para tal, analisou os hábitos de escuta entre idade e género para determinar quais as décadas que mais ressoaram em termos de preferências musicais. Os hits dos anos 90 são os mais populares entre as ouvintes femininas e a música dos anos 80 é mais popular entre os homens.

Quando se trata da idade, a música dos anos 80 é mais relevante entre utilizadores com idades inferiores a 19 anos ou dos 30-39, 40-49 e dos 50-59. A música dos anos 90 é mais popular entre utilizadores em idades entre os 20 e os 29 anos e a música dos anos 60 é mais escutada entre utilizadores acima dos 60 anos.

Com mais de 5.5 milhões de playlists específicas por década no Spotify – 63% das quais criadas por homens – os anos 80 reinam com supremacia como a melhor década entre os fãs. O hit de 1981 dos Journey, Don’t Stop Believin’, revela-se um clássico intemporal, sendo a canção mais escutada através de todas as playlists por década.

Olhando 50 anos para trás, a canção mais ouvida de entre as playlists dedicadas aos anos 50 é uma em que toda a gente a canta em conjunto: Lollipop das Chordettes. O single de funk de 69 dos The Isley Brothers, It’s Your Thing, está no topo da lista para as mais ouvidas dos anos 60 e o hit de 1975 dos Electric Light Orchestra, Evil Woman, encabeça a lista nas playlists dos anos 70.

Mas é a música dos anos 80 a favorita entre os utilizadores, com mais de 1.7 milhões de playlists criadas para celebrar os sons desta era. Enquanto a Don’t Stop Believin dos Journey está no topo da lista, o single de 1987 da Whitney Houston I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me) e a Billie Jean de 82 do Michael Jackson surgem num próximo segundo e terceiro lugar, respetivamente.

O grupo mais internacional da pop no feminino, as Spice Girls, tomou de assalto a década de 90, e o seu single de 1996 Wannabe encabeça a lista das músicas mais escutadas nas playlists dos anos 90, acima da Under The Bridge, de 1991, dos Red Hot Chilli Peppers e do hit de 1994 Waterfalls, dos TLC.

O R&B dominou as tabelas nos anos 2000 e o hit de 2002 do Usher, Yeah!, é a música mais escutada para as playlists do novo milénio, seguida de perto pelo single de 2003 da Beyoncé Crazy In Love e pelo artista reggae, Shaggy, com o seu single de 2000: It Wasn’t Me.

O Spotify, que recentemente revelou as músicas mais ouvidas pelos portugueses, criou as playlists com o top 20 das músicas mais escutadas desde os anos 50 até aos 2000s.

Para escutar as playlists visite https://spotify-tasterewind.com


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *