e-books eróticos proibidos na Alemanha Internet

Alemanha proíbe venda de e-books eróticos das 6 às 22 horas


A Alemanha decidiu permitir a compra de e-books eróticos apenas entre as 22 e as 6 horas da manhã.

A regra já existia desde 2002 para as salas de cinema que exibiam filmes para adultos, mas foi agora alargada aos livros à venda na Internet.

Esta mudança, defendida pela Autoridade de Proteção dos Jovens no país, seguiu-se a uma queixa devido a um livro com conteúdo sexualmente explícito, Desejos de Mangueira, um livro de memórias, escrito por uma pessoa transgénero, sob a acusação de que seria demasiado fácil de obter por crianças.

Deste modo, quem permitir a aquisição, por exemplo, de um e-book como As Cinquenta Sombras de Grey, de E.L. James, arrisca-se a pagar uma coima de 50 mil euros.

Jessica Sanger, da equipa legal da associação de livreiros e editores alemães, disse à BBC que a lei não deverá conseguir atingir o seu objetivo na totalidade. “Um horário [das 22h às 6h] não parece fazer muito sentido para nós, já que as crianças podem encontrar formas de contornar isso”, afirmou a responsável, acrescentando que: “Um sistema que exige que se prove a idade é mais difícil de contornar e essa é a maneira de vermos como as coisas vão acontecendo”.

Outra ideia será a de assinalar os livros que possam ser “perigosos para os jovens” e colocá-los numa secção específica, tornando-os invisíveis com sistemas de filtros.

Citado pela BBC, Nate Hoffelder, um blogger alemão, criticou a medida, alegando que “tendo em conta a prevalência de conteúdos para adultos fora da Alemanha, tentar controlar o acesso a sites na Alemanha é de loucos”.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *