Jogos

CEO da Nintendo, Satoru Iwata, falece aos 55 anos



O mundo dos videojogos foi hoje abalado com uma notícia tristíssima. Talvez a primeira grande figura desta indústria a deixar-nos, Satoru Iwata faleceu a 11 de Julho, Sábado, vítima de um cancro nas vias biliares. 

Satoru Iwata,  que começou a sua carreira enquanto programador na HAL Laboratory, tornou-se o quarto presidente da Nintendo, em 2002, dois anos após ter entrado na firma.

Nascido em Sapporo em 1959 e licenciado em Computação pelo Instituto Tecnológico de Tóquio, Satoru Iwata sucedeu a Hiroshi Yamauchi (1927-2013), figura que transformou uma empresa regional num gigante do entretenimento electrónico.

Iwata ficará para sempre ligado a um dos maiores êxitos de sempre da Nintendo –  o lançamento da Wii –  colocada no mercado em 2006, mas não só. O seu legado na indústria é absolutamente inegável.

A franquia Kirby, por exemplo, pode agradecer a Iwata pelo seu sucesso – foi o criador de Kirby: Dream Land em 1992. Em termos de Relações-Públicas, a Nintendo tipicamente fechada em copas e de difícil acesso pelos utilizadores abriu-se, de janela em janela, pela mão de Iwata, graças ao seu “Iwata asks”. No fundo, tratava-se de uma série de entrevistas a programadores de jogos (publicámos uma aqui) onde Iwata era o entrevistador.

Enfim, resta-nos apenas, enquanto jogadores e apaixonados pela indústria, fazer uma vénia de respeito e agradecer ao Sr. Iwata tudo o que ele fez pela indústria, deixando como tributo uma das suas frases mais conhecidas:

Video games are meant to be just one thing. Fun. Fun for everyone.”


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *