Nova app descobre as calorias dos alimentos Futuro hoje

Google: nova app vai contar calorias através de uma foto de comida


No epicentro do uso de fotografias sobre alimentos, o Google está a desenvolver uma nova ferramenta que poderá ser ainda mais criticada que o costume.

Trata-se da inteligência artificial Im2Calories, capaz de calcular o número de calorias de um prato através de uma simples foto. O sistema, que no momento está em desenvolvimento, promete uma alta precisão nos cálculos, dado que se alimenta das correções dos utilizadores para se afinar.

Kevin Murphy, investigador do Google, está a desenvolver esta interessante aplicação de tecnologia na detecção de imagem, patenteada pela empresa.

O Im2Calories é um algoritmo de deep learning (aprendizagem autónoma) capaz de realizar um cálculo do valor energético de um prato. Para isto, o sistema detecta nos alimentos visíveis numa fotografia, que não necessita de ser de alta resolução, e estima o seu tamanho, tendo por base o tamanho do prato, assim como dos seus ingredientes.

Google-tecnología-foto-calorias

O algoritmo permite, por sua vez, a copilação dos dados dos utilizadores, de forma a que possam corrigir as leituras erradas e aumentar a sua precisão.

O Im2Calories apresenta-se como uma ferramenta eficaz para o controlo da dieta, bem como uma valiosa fonte de dados estatísticos sobre alimentação. No auge dos aparelhos portáteis, para quantificar o exercício físico que fazemos, e aplicações de saúde, que permitem uma reavaliação da nossa dieta, um sistema automático de cálculo das calorias com uma única foto é a última peça que falta neste puzzle.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *