Selfie segura: foto divulgaçãoão Segurança

Rússia lança guia sobre como fazer selfies seguras



O governo de Vladimir Putin lançou esta semana uma campanha para consciencializar os seus cidadãos sobre o perigo que correm quando fazem algum tipo de selfies, depois de uma dezena de pessoas ter morrido e cerca de uma centena ter ficado ferida, tudo isto, só neste último ano.

Desde que apareceu a moda das selfies, vemos de todo o tipo: feitas por condutores ao volante, nos trilhos de comboios, com animais perigosos… Situações pouco recomendáveis se queremos conservar a vida. Muitas vezes parece óbvio onde, quando e como devemos fazer uma selfie, mas certas pessoas ultrapassam os limites, ao ponto de porem a sua vida e a vida de outros em risco, para terem em troca um número elevado de “likes”.

Esta campanha russa vem, precisamente, alertar para estas situações, sob o lema: “Uma selfie legal pode custar a sua vida”. A campanha é acompanhada de uma sinalética de alerta, que inclui, por exemplo, uma imagem que retrata a selfie como uma arma.

imagem que retrata a selfie como uma arma

imagem que retrata a selfie como uma arma – Foto divulgação Ministério do Interior da Rússia

Em maio, uma jovem russa de 21 anos disparou acidentalmente contra si enquanto tirava uma selfie, segurando uma pistola. A jovem sobreviveu graças ao facto de as balas serem de borracha, mas foi hospitalizada. Outro jovem russo também esteve perto de perder a vida ao tentar fazer uma selfie quando subiu ao arco de uma ponte no centro de Moscovo. O homem caiu e sofreu vários traumatismos.

A campanha inclui, além de vídeos e imagens online, uma série de sinais de trânsito descrevendo situações perigosas para quem escolhe tirar autorretratos perigosos.

Fonte: Ministério do Interior da Rússia


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *