money Press Release

Titulares de cartões Visa Europe efetuaram mais de mil milhões de transações Contactless em 2014



Os pagamentos Contactless passaram a ser a norma, com cada vez mais consumidores a valorizarem a rapidez e a conveniência desta tecnologia que permite tocar-para-pagar. Os mais recentes dados da Visa Europe mostram que a taxa de adoção dos pagamentos Contactless na Europa continua a aumentar, com mais de mil milhões de transações efetuadas nos últimos 12 meses. Estes números indicam ainda que os titulares de cartões Visa gastaram um total de 1,6 mil milhões de euros apenas no mês de março de 2015 – valor que traduz um impressionante crescimento de três dígitos, comparativamente aos resultados registados no mesmo período em 2014.

O Reino Unido lidera a tabela europeia que incide sobre o número de cartões Visa Contactless emitidos, enquanto a Espanha ocupa o topo da lista dos terminais. O Reino Unido possui 49,6 milhões de cartões e 410 mil terminais. Logo atrás surge a França (20,3 milhões de cartões e 405 mil terminais), a Polónia (14,5 milhões de cartões e 354 mil terminais) e a Espanha (11,5 milhões de cartões e 593 mil terminais). A tecnologia Contactless tem sido muito bem recebida pelos consumidores, retalhistas e pela própria banca, revelando um ritmo de crescimento em termos de utilização bastante rápido. No final de março de 2015, o Reino Unido arrecadou a primeira posição enquanto mercado líder europeu para a Visa, com 52,6 milhões de transações, seguido pela Polónia (49,7 milhões) e pela República Checa (13,9 milhões).

Atualmente, existem 131 milhões de cartões Contactless da Visa a circularem nas carteiras e nos bolsos dos consumidores europeus e a serem utilizados nos mais de 2,6 terminais contactless terminais. Em 2020 todos os terminais de ponto-de-venda da Visa aceitarão pagamentos Contactless. Neste continente, onde existem já 240 bancos a emitirem cartões contactless da Visa, a grande maioria dos titulares de cartões Visa vai ter acesso a dispositivos de pagamento Contactless em 2020.

Os consumidores europeus são mais propensos a utilizar a tecnologia Contactless nas compras do dia-a-dia de comida e bebida, feitas nos supermercados e nos restaurantes. Os dados mostram que os consumidores se sentem igualmente confortáveis em utilizar o Contactless em pagamentos de valor mais elevado, como as compras de supermercado semanais, na Republica Checa, Polónia e Espanha, onde os titulares de cartões podem utilizar o Contactless para efetuarem pagamentos de qualquer valor. Apenas têm que tocar para pagar e introduzir o PIN no terminal.

Os pagamentos Contactless de valor mais elevado continuarão a ser processados nos estabelecimentos comerciais em toda a Europa, desbravando caminho para os pagamentos móveis via NFC. A banca e algumas das maiores empresas do mercado preparam-se para lançar produtos de pagamentos móveis ainda durante este ano.

Os consumidores britânicos são por larga margem quem mais adota os cartões Contactless Visa, gastando mais de 330 milhões de euros em março somente em sistemas de tocar-para-pagar.

Sandra Alzetta, Executive Director da área de Core Products na Visa Europe disse:

“O Contactless continua a ganhar terreno à medida que os consumidores descobrem que esta tecnologia é a maneira mais rápida e mais conveniente de pagarem as suas compras no dia-a-dia. A taxa de utilização disparou em toda a Europa, com mais de mil milhões de transações Contactless feitas por titulares de cartões Visa nos últimos 12 meses. A popularidade do Contactless vai aumentar ainda mais no futuro com a chegada da próxima geração de pagamentos digitais, que estende esta simplicidade e a conveniência à tecnologia NFC móvel e wearable. Estamos muito orgulhosos por termos liderado o caminho para a disponibilização e estabelecimento dos pagamentos Contactless na Europa, e igualmente satisfeitos por estarmos na vanguarda deste mercado, numa altura em que os pagamentos contactless estão cada vez mais ao alcance de todos.”


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *