Teatro, ator, evento Arte e Cultura

“És Cena” – Segunda Mostra Latino Americana de Teatro


Entre 2 e 19 de Setembro, Portugal vai ser palco privilegiado para o teatro que se faz na Colômbia, no Chile, Argentina, Brasil, Uruguai e Republica Dominicana.

O Teatro da Trindade, em Lisboa, o Teatro Municipal Amélia Rey – Colaço, em Algés e o Teatro Miguel Franco, em Leiria, vão apresentar teatro clássico, experimental, físico e musical. O mote é a expressão latino-americana.

Também vão ser desenvolvidos Workshops com actores da Mostra, seminários dirigidos a novos críticos de teatro, conferências destinadas ao público em geral e ao tecido artístico nacional.

O início da Mostra será no dia 2 de Setembro, às 21h30, na Sala Principal do Teatro da Trindade, em Lisboa, com “Vai Vem”, uma produção Ajagato, luso colombiana. Nos dias seguintes, no mesmo palco, temos oportunidade ver o teatro que nos oferece o Chile e o Uruguai e a Republica Dominicana.

Ainda no Teatro da Trindade, destacamos, no dia 12 de Setembro, “A Peleja da Voz com a Língua – A Saudade”, presença luso – brasileira, fruto da residência artística e científica de Numa Ciro no ICS-UL, em Lisboa. A peça tem na voz o principal recurso, aliada a elementos do teatro, das artes plásticas, da poesia e da literatura. Ao longo de uma hora, Numa Ciro trabalha os mitos que envolvem a palavra e a sua origem, recorrendo a excertos de obras de James Joyce, Fernando Pessoa, Caetano Veloso, Erasmo Carlos ou Hermeto Pascoal.

Em Algés, no Teatro Municipal Amélia Rey – Colaço, a Republica Dominicana destaca o teatro no feminino, com duas produções, a não perder: no dia 15, “De Lorca”, um monólogo interpretado por Elvira Taveras, composto por seis personagens, seis mulheres lutadoras e apaixonadas, de quatro obras de Lorca: La Sapatera Prodigiosa, Bodas de Sangre, La Casa de Bernarda Alba e Yerma. No dia 17, a comédia dramática, “Nosotras Lo Hacemos Mejor”, com produção e interpretação de Miurka Mota.

A programação, os locais onde vão decorrer os eventos, os nomes dos participantes podem ser consultados em detalhe no site da Casa da América Latina.

Ao público em geral, a II Mostra de Teatro Latino – Americano, recorda que o teatro está vivo, um pouco por todo o mundo, e que com o custo máximo de 8€ por bilhete, se pode ver, ouvir, cheirar e respirar o ar mágico que só se consegue sentir numa sala de teatro.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *