Xperia Z1 Mobile

À prova de água mas pouco: Sony não quer Xperia submersos



O marketing da Sony dizia que os modelos da gama Xperia eram à prova de água e nos eventos demonstravam-no, colocando um smartphone a funcionar dentro de uma caixa de água. Mas a verdade é que é o próprio fabricante nipónico a lançar o aviso: Não utilize o seu Xperia debaixo da água. É um pouco como os vídeos mais radicais que avisam para não experimentar o que se acabou de ver em casa.

A Sony resolveu-se por colocar tudo em pratos limpos, provavelmente devido a reclamações sobre a diferença entre a publicidade e a garantia efectiva dos aparelhos. Os smartphones podem ser à prova de água mas não devem ser utilizados debaixo da água. E não apenas isso, também não devem ser colocados em água do mar, água salgada ou mesmo em água com cloro. Lá se vão as selfies na piscina ou em qualquer paraíso tropical…

O que é que a Sony quer então dizer quando afirma que os seus Xperia são à prova de água? Muito simplesmente, que é possível utilizá-los em ambiente chuvoso ou mesmo que aguentam se forem inadvertidamente molhados.

Sony Xperia Z1O fabricante japonês lembra que os testes que lhe permitem dizer que os smartphone são à prova de água realizam-se em ambientes controlados: “Os dispositivos Sony que são testados quanto à sua capacidade à prova de água são colocados cuidadosamente dentro de um recipiente cheio com água da torneira e mergulhados até uma profundidade de 1,5 metros. Depois de 30 minutos no recipiente, o dispositivo é retirado delicadamente e as suas funções e características são testados”. As palavras-chave nesta descrição são “cuidadosamente” e “delicadamente”, formas de manuseamento que dificilmente se adaptam a quem está na água e pretende fazer um clip. E, claro, “água da torneira” é outra expressão a ter em conta.

Na página de suporte da gama Xperia, a Sony diz mesmo que se por acaso o smartphone receber água salgada ou com cloro, deve ser tratado com água doce e deixado em repouso até secar totalmente. Mesmo assim, é possível que se sintam alterações ao nível da câmara e do som.

O curioso é que a Sony apostou fortemente no facto de a gama Xperia ser à prova de água, tendo o seu marketing chegado ao ponto de criar uma loja submersa para explorar o potencial dos smartphones.

A Sony afirma que “é importante saber que a garantia não cobre danos ou defeitos causados pelo abuso ou uso indevido do seu dispositivo. Observe também que os acessórios compatíveis, incluindo baterias, carregadores, dispositivos viva-voz, teclados e cabos USB micro, não são à prova d’água e poeira”.

Fonte: Sony via TecnhoBufallo


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *