Apple iPhone 6 Mobile

Apple está a resolver maior ciberataque contra iOS


A Apple já está a resolver o maior ciberataque da história contra o iOS e removeu todas as apps infectadas da sua App Store. Entre as apps atingidas está o popular WeChat e podem ter sido centenas as aplicações/aplicativos afectadas.

A Apple confirmou ter sofrido o maior ciberataque da sua história. O software malicioso, o XcodeGhost, foi introduzido por desenvolvedores legítimos desejosos de actualizar as suas apps para a nova versão do iOS, disponibilizada a semana passada. Os desenvolvedores foram convencidos a utilizar uma versão contrafeita do software de criação de apps para iOS e Mac, chamado XCode.

De acordo com a porta-voz da Apple, “estamos trabalhando com os desenvolvedores para nos certificarmos de que eles estão a usar a versão apropriada do Xcode para reconstruir os seus aplicativos”. Christine Monaghan afirmou ainda à agência Reuters que a empresa “removu os aplicativos da App Store que sabemos ter sido criado com este software falsificado”.

O director de investigação de ameaças da Palo Alto Networks, Ryan Olson, disse que o malware tinha uma funcionalidade limitada e sua firma não havia descoberto exemplos de roubo de dados ou outros danos como resultado do ataque. Ainda assim, afirmou que era “um negócio muito grande”, porque mostrou que a App Store pode ser comprometida se os hackers infectarem máquinas de desenvolvedores de software que escrevem aplicativos legítimos. Outros atacantes pode copiar essa abordagem, que é muito difícil de ser contrariada, salientou. “Os desenvolvedores são agora um grande alvo”, disse ele.

A Apple não disse de que forma os utilizadores se podem defender contra este ataque.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *