Facebook mensagem de voz falsa Segurança

Facebook: Está de volta o vírus que é um comentário de voz à sua foto


Quem lida habitualmente com o Facebook sabe que esta rede social não possui um serviço de gravação de comentário por voz. No entanto, os criminosos cibernéticos inventaram esta falsa modalidade de serviço para tentar enganar os novos utilizadores da maior rede social do mundo.

O esquema não é novo, mas voltou a ser usado maciçamente nas últimas semanas, segundo apurou a Stity Tecnologia, distribuidora das soluções de segurança da Avast no Brasil.
Os cibercriminosos enviam uma mensagem por e-mail com o título “Você recebeu um comentário de voz em sua foto” com um link para “ouvir o comentário” que depois descarrega um código malicioso (vírus) no computador através do arquivo “voz_facebook.rar”, capaz de roubar os dados financeiros da vítima.

A mensagem é semelhante aos alertas que os utilizadores recebem quando autorizam o Facebook a “activar as notificações” sobre os posts preferidos, contudo, esta mensagem possui um aspecto amador e apenas um utilizador desatento ou inexperiente é capaz de não identificar a diferença. “É nisso mesmo em que apostam os criminosos”, comenta, em comunicado enviado à imprensa, Marco Rodrigues, director da Štíty Tecnologia, empresa que possui um centro de atendimento e suporte aos utilizadores da Avast no Brasil.

Segundo o especialista, o utilizador deve apagar imediatamente este tipo de mensagem. “Não se pode acreditar em qualquer e-mail que receba com o risco de se tornar vítima dos criminosos. Ajuda muito ter uma solução AntiSpam juntamente com uma ferramenta antivírus sempre actualizada, assim como todos os programas de computador utilizados, além do sistema operacional”.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *