Samsung SleepSense - IFA 2015 Gadgets

IFA 2015: Samsung lança controlador de sono SleepSense


A Samsung apresentou, na IFA 2015, o Samsung SleepSense, um novo dispositivo que tem como objectivo melhorar o bem estar do utilizador oferecendo auxílio na monitorização do seu sono.

As poucas horas de sono quando acontecem de uma forma regular acabam por gerar vários problemas que têm graves implicações no nosso dia a dia, tal como fraco desempenho nas mais variadas tarefas profissionais e pessoais, maior frequência no acontecimento de erros, elevado risco de acidentes, entre muitos outros.

O Samsung SleepSense apresenta-se como um controlador privado do seu sono, utilizando uma tecnologia patenteada para analisar a quantidade e a qualidade do seu sono. Após a análise e recolha de dados sobre o seu sono, o SleepSense irá apresentar relatórios detalhados juntamente com várias recomendações especializadas sobre como melhorar o seu sono através da sua aplicação móvel.

Samsung-SleepSense-(2)Este novo dispositivo é extremamente fácil de utilizar, bastando colocar o sensor debaixo do seu colchão, realizar o download da aplicação no seu smartphone, fazer a ligação entre os dois dispositivos e desfrutar da sua noite de sono.

O SleepSense é um sensor de monitorização de sono de alta precisão (com até 97% de precisão), que sem qualquer contacto com o utilizador analisa, em tempo real, o ritmo cardíaco e respiratório, e todos os movimentos feitos durante o período de sono. Todas as manhãs, após o seu despertar, o utilizador irá receber no seu smartphone um relatório detalhado da sua noite de sono, sendo também oferecida a comparação com as suas restantes noites de sono e com os padrões médios para a idade do utilizador.

A classificação geral do sono é calculada através de sete elementos básicos: o tempo real de sono, a eficiência do período de sono, o tempo que demorou a adormecer, o número de vezes que acordou, o número de vezes que saiu da cama, a percentagem de tempo em REM (rapid eye movement) e a percentagem de tempo passado em sono profundo.

Após ser atribuída uma classificação à qualidade do seu sono, a aplicação irá fornecer um conjunto de recomendações especializadas com vista a ajudar o utilizador a melhorar a sua qualidade de sono.

O professor Dr. Christos Mantzoros, da Harvard Medical School, trabalhou directamente com a Samsung para fornecer dicas profissionais e personalizadas sobre como melhorar a qualidade de sono, tendo como base o estilo de vida, alimentação e exercício. Tendo em conta os padrões de sono obtidos pela aplicação, o utilizador será presenteado todos os dias com um vasto leque de sugestões que o ajudarão a melhorar a qualidade de sono na próxima noite.

Um ambiente de sono confortável é fundamental para um sono de qualidade. Para tal, o Samsung SleepSense pode ser ligado a dispositivos inteligentes Samsung que controlam a temperatura das unidades de ar condicionado e desligam a televisão quando a pessoa adormece – todos eles desenhados para possibilitarem automaticamente um melhor ambiente de sono. O sensor pode ainda ser ligado à app Samsung SmartThings, que controla vários dispositivos em casa, como termostatos, câmaras de segurança e candeeiros – todos eles podem afetar ou melhorar as condições para um sono perfeito.

Ser acordado pelo barulho do despertador quando está num sono profundo deixa muita gente irritada e maldisposta durante o resto do dia. A funcionalidade Smart Alarm (alarme inteligente) permite um acordar gradual com base na análise dos dados reunidos das várias fases de sono, e na identificação do melhor período para o acordar. Resultado? Pretende-se pessoas menos irritadas e ensonadas durante todo o dia. Em vez disso, queremos que as pessoas se sintam frescas e cheias de energia para enfrentarem o dia que começa.

Para as pessoas que se preocupam com os seus entes queridos – por exemplo familiares ou amigos com mais idade – que sofrem de insónia, o SleepSense pode ajudar: basta simplesmente colocar o sensor debaixo do colchão e selecionar a opção ‘family care’ (cuidados com a família) na app para receber uma análise da qualidade do sono através de email.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *