Spotify vista geral Notícias

Spotify conhece bem o seu perfil musical


O Spotify sabe o que você ouve… Isto porque cada utilizador deste serviço de música tem o que é chamado de “perfil de likes (gostos)”. Trata-se de uma colecção, uma compilação, de tudo o que cada utilizador ouve. Sim, bem delineado por géneros ou subgéneros musicais.

O objectivo deste perfil é “obter uma compreensão mais matizada dos gostos musicais do utilizador”, como explicou ao Business Insider a responsável pelo projecto, Ajay Kalia. “Acreditamos ser importante reconhecer que um utilizador tem muitas preferências e que estas variam de pessoa para pessoa, dependendo do tipo de música, da sua actividade, da hora do dia, e assim sucessivamente”, acrescentou a responsável.

Para conhecer a afinidade que cada utilizador tem com um artista, mede-se, por exemplo, quantas vezes este escuta a sua música ou como o faz, ou seja, através de uma lista de reprodução, a partir de um álbum ou a partir da estação de rádio.

discover weekly

Este “perfil de likes” ajuda a empresa a criar um serviço mais personalizado, como a função Discover Weekly, que permite aos utilizadores descobrirem novos artistas a cada semana, mas sempre tendo por com base as suas preferências.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *