AmadoraBD 2015 – A festa da Banda Desenhada Portuguesa Arte e Cultura

AmadoraBD 2015: A festa da Banda Desenhada Portuguesa e do Mundo é aqui!


O AmadoraBD – Festival Internacional de Banda Desenhada, organizado pela Câmara Municipal da Amadora constitui já o mais importante evento na área da Banda Desenhada, a nível nacional e abre as suas portas ao público a partir de 23 de Outubro, até 8 de Novembro, no Fórum Luis de Camões e outros locais da grande Lisboa.

À semelhança de todos os outros anos que já fazem a história deste evento, há um tema de destaque. Este ano centra-se no tema “A Criança na BD” e comemora o centenário das personagens Quim e Manecas, criadas por Stuart Carvalhais, considerado o autor das melhores bandas desenhadas de crítica e sátira social, nas primeiras décadas do século XX.

AmadoraBD 2015 - A Criança na BDAssim, no Concurso Nacional de Banda Desenhada é proposto o tema “Uma nova aventura de Quim e Manecas” – um desafio aos mais novos para perpetuar a obra de Stuart Carvalhais. Quanto ao Concurso Nacional de Cartoon e o Concurso Municipal de BD e/ou Ilustração da Amadora, o tema será “Os Direitos das Crianças”, tendo como base a Declaração dos Direitos da Criança (ratificada por Portugal em 1989).

Todos os anos, o Festival atribui também os Prémios Nacionais de Banda Desenhada (PNBD), distinguindo edições e personalidades nacionais e estrangeiras cuja atividade se desenvolve no circuito da nova arte: melhor álbum, melhor argumento, melhor desenho, melhor álbum português em língua estrangeira, melhor álbum estrangeiro de autor português, melhor álbum estrangeiro, melhor álbum de tiras humorísticas, melhor ilustração de livro infantil, melhor ilustração estrangeira de livro infantil, prémio clássicos da nona arte, prémio fanzine, prémio juventude e troféu de honra.

LISBOA é VERY VERY TYPICAL

LISBOA é VERY VERY TYPICAL. Capa de Lars Henkel

Destacamos a mostra de originais do livro LISBOA é VERY VERY TYPICAL, editado pela Chili Com Carne: ilustrando as diferentes experiências profissionais e vivências reais de vários autores estrangeiros em Portugal – mais precisamente em Lisboa – sendo eles Anica Govedarica (Croácia), Taís Koshino (Brasil), Elias Taño (Espanha), Alejandro Levacov (Argentina), BNK TNK (Japão), Martina Manya (Espanha), Aude Barrio (Suiça), Nicolae Negura (Roménia), Dileydi Florez (Colômbia), Alain Corbel (França) e Téo Pitella (Brasil).

O AmadoraBD, é também uma importante referência a nível internacional, reconhecido como um dos maiores, melhores e mais diversificados eventos de BD, integrando o calendário internacional de eventos, como o Festival Internationale de la Bande Dessinée de Angoulême (França), o Lucca Comics (Itália), o Festival Internacional del Cómic de Barcelona (Espanha), New York Comic Fest (EUA) e o San Diego Comic Convention (EUA).

Para mais informações visite o site oficial do AmadoraBD:

http://www.amadorabd.com/


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *