Portugal Virtual Reality Meetup Tecnologia

Coimbra foi palco do primeiro encontro de Virtual Reality em Portugal


A Realidade Virtual foi rainha em Coimbra. No primeiro evento português dedicado à virtual reality houve demonstrações e palestras. A lotação quase cheia na Casa das Artes da Fundação Bissaia Barreto faz pensar que o encontro será o primeiro de muitos. O Portugal Virtual Reality Meetup contou com o patrocínio da Mimicry Games e com o apoio do Google Developers Group Coimbra.

Virtual reality (Realidade Virtual) usa tecnologia para criar experiências imersivas. Com novos head mounted displays, estas tecnologias estão cada vez mais ao alcance do consumidor, abrindo inúmeras oportunidades para este meio de comunicação. Uma das grandes empresas impulsionadoras deste renascimento de virtual reality é a Oculus VR, que foi adquirida pela gigante Facebook em 2014. Outras empresas que estão a impulsionar este novo meio de comunicação e interacção são a Google, Valve, HTC, Microsoft e Samsung, que recentemente anunciou a disponibilidade dos Gear VR em Portugal e realizou a primeira transmissão mundial de um jogo de futebol utilizando esta tecnologia, no Porto-Benfica.

O Portugal Virtual Reality Meetup foi um sucesso, aproximando-se da capacidade máxima do local com cerca de 30 pioneiros. O principal objectivo deste encontro era o de aproximar interessados em usar estas tecnologias. Durante o evento mostrou-se talento de VR developers em Portugal.

Houve duas palestras “Getting Into VR” dada por Thomas Papa (fundador da Mimicry Games), em que os participantes ficaram a conhecer melhor a tecnologia e a indústria que se está a desenvolver em torno de virtual reality, e algumas estratégias para entrar com o pé direito no desenvolvimento para este novo meio de comunicação. A segunda exposição, “Key factors for VR Development”, dada por Miguel Bernardes (Investigador IBILI, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra), deu a conhecer uma aplicação de virtual reality para reabilitação de indivíduos com desordens do espectro autista.

O espaço de demos contou com a presença de demos vindas da academia, apresentadas por Miguel Bernardes e Luís Fernandes, e da indústria com a Ground Control Games e Mimicry Games , presentes. O Portugal Virtual Reality Meetup teve o apoio da Google sob forma de Google Cardboards e da equipa do Google Developers Group Coimbra.

Entretanto a comunidade portuguesa de criadores de virtual reality continua a crescer na página oficial do evento. Prevêem-se mais edições deste evento, que será anúnciado na página oficial.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *