gopro c;âmara drone Tecnologia

GoPro está a desenvolver câmara drone: veja o primeiro vídeo



A GoPro está a desenvolver uma câmara drone. O projecto já está numa fase avançada e a líder mundial de câmaras de acção acaba de disponibilizar um vídeo feito com o protótipo que ainda não tem nome. A GoPro refere-se a esta máquina como quadcopter.

Uma câmara que é um drone. Este é o novo desafio da GoPro. O projecto ainda sem nome tem incorporado um novo estabilizador e as imagens que a GoPro agora lançou no seu canal do YouTube são bem elucidativas do potencial do protótipo, que poderá atingir o mercado no primeiro semestre de 2016. O vídeo mostra imagens aéreas em zonas apertadas e a imagem é muito estável. A empresa avisa no início que não foi feita qualquer estabilização em pós-produção.

As câmaras de acção no capacete ou colocadas no corpo poderão dentro de pouco tempo serem pouco menos do que obsoletas, com a chegada da câmara drone que a GoPro está a desenvolver. Este é um passo de gigante da empresa que lidera este mercado e acontece num momento em que a concorrência é cada vez mais forte. O vídeo mostra o potencial da câmara quadcopter em desenvolvimento, sendo que a resolução das imagens chega aos 1440p, sendo provável que capte vídeos com resolução 4K, a exemplo do que acontece com o último modelo.

É a própria GoPro a afirmar que o seu protótipo está já “num estádio muito avançado”, pelo que podemos esperar novidades dentro de pouco tempo, não sendo de menosprezar que a empresa faça um esforço para ter a sua câmara drone disponível por alturas do Natal, pelo menos em alguns mercados. E não é só por causa do passo em frente que este dispositivo poderá representar ao nível das filmagens aéreas, mas também porque pela primeira vez a GoPro registou um decréscimo das vendas nos Estados Unidos na ordem dos 7 por cento, se bem que a nível internacional continue a vender cada vez mais câmaras, com destaque para a Hero 4, capaz de filmar em 4K.

As câmaras de acção banalizaram-se e a indústria dos drones agradeceu. Ficou para trás o tempo em que para termos imagens aéreas necessitávamos de uma carteira muito recheada e agora encontramos até as soluções mais estranhas, como é o caso da pulseira que vira drone. O casamento dos drones com as câmaras de acção veio democratizar os vídeos e fotos a partir do ar e são fundamentalmente as produtoras que os estão a utilizar, conseguindo resultados profissionais com basto custo, como é o caso deste vídeo que a portuguesa Pêra Doce fez sobre o 4º Rali de Viana do Castelo.

Ainda não se conhece nem o nome, nem quando vai estar disponível esta câmara drone da Gopro, e muito menos o seu preço. Mas, de acordo com o Engadget, o quadcopter da GoPro deverá custar entre os 500 e os 1000 euros.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *