A Grande Abóbora asteroide Ciência

A Grande Abóbora de Charlie Brown é asteroide que vai “rasar” a Terra


A NASA comunicou que no dia 31 de Outubro, o asteroide 2015 TB145 deverá passar muito perto da Terra. Em termos cósmicos, a “Grande Abóbora” faz uma razia à terra, mas mesmo assim vai passar pouco mais perto do que a distância que nos separa da Lua e não há perigo de colisão

Por estar previsto que “rase” a Terra a no dia em que é celebrado o Halloween, os astrónomos chamaram-lhe “Great Pumpkin” (A Grande Abóbora), inspirados pelo episódio Nº 25 da série “Charlie Brown e Snoopy”: “It’s The Great Pumpkin”, de Bill Melendez, escrito por Charles M. Shulz

Se não tivermos um telescópio, ou binóculos, corremos o risco de ficar desapontados, como aconteceu com Linus, a personagem que não foi com os amigos festejar o “Dia das Bruxas” para ficar à espera da “Grande Abóbora”. Na sua visão, uma espécie de “Pai Natal” que naquela noite apareceria nos céus, carregada de brinquedos para todas as crianças no mundo.

O asteroide será o maior objecto celeste que teremos oportunidade de observar até 2027, há que aproveitar.

NASA scientists are tracking the upcoming Halloween flyby of asteroid 2015 TB145

Em Portugal, teremos possibilidade de observar a “Grande Abóbora” e ainda ficamos com tempo para ir celebrar o Halloween com os amigos, mais tarde, já que se prevê que nos céus portugueses seja avistado por volta das 15h14.

Cremos que a NASA está a fazer justiça poética, ao baptizar assim o asteroide 2015 TB145, já que “It’s The Great Pumpkin” não chegou a ser premiado com nenhum dos três Emmy’s para que foi nomeado em 1967, nem com o Satellite Awards (!) para que foi nomeado em 2009…

It’s The Great Pumpkin

Não precisamos de ser cientistas, para afirmar que existem fortíssimas probabilidades de a “Grande Abóbora”, não aparecer nos céus cheia de brinquedos para distribuir por todas as crianças da Terra, mas…não faz mal manter a esperança até ao fim e subscrevemos Linus: “ If you really are a fake don’t tell me, I don’t wanna know! (Se és uma mentira não me digas, não quero saber)”.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *