Ciência

Nasa põe online todas as fotos da Missão Apollo


Foi “um pequeno passo para o homem mas um salto gigantesco para a Humanidade“. A 20 de Julho de 1969, as palavras do astronauta Neil Armstrong ecoaram por todo o mundo. O homem tinha pela primeira vez pisado um outro planeta. Agora, a Nasa colocou online todas as fotos do Programa Apollo, naquele que é decididamente um salto de gigante para todos os amantes da conquista espacial.

São perto de 10 mil as fotos que a Agência Espacial norte-americana colocou agora à disposição dos internautas. Elas retratam fielmente todo o programa Apollo, desde que em 1961, o presidente dos Estados Unidos Jonh F. Kennedy decidiu que o seu país deveria enviar um homem à Lua no espaço de 10 anos, “não por ser fácil, mas porque é difícil“, até à última missão em 1972.

Vivíamos então em plena Guerra Fria, com o confronto entre as duas superpotências no seu auge. A Rússia tinha conseguido os primeiros grandes sucessos da conquista espacial, com o lançamento do primeiro satélite artificial Sputnik e com o envio do primeiro homem para o espaço, o cosmonauta Yuri Gagarin. Os americanos precisavam de uma vitória, de uma assinalável conquista que fosse simultaneamente uma grande operação de propaganda e um indiscutível êxito tecnológico.

A Missão Apollo não foi, como não o podia ser, mas marcou uma era. E desde Dezembro de 1972, nenhum outro ser humano pousou noutro planeta.

A história fotográfica desta épica aventura foi agora disponibilizada pela NASA. A partir de agora deixa de haver fotos raras sobre o programa, uma vez que a agência espacial norte-americana afirma que todo o seu acervo fotográfico foi colocado à disposição de todos através do projecto Apollo Archive.

Este projecto tem uma página no Facebook, mas é no Flick que estão disponíveis todas as fotos tiradas pelos astronautas das missões Apollo, classificadas pelo nome das várias missões e pelo número de rolo do filme, a 1800 dpi. Além do mais, na página do projecto encontram-se uma série de fotos do programa que levou o homem à lua, já não tiradas pelos astronautas. Aqui, pode ver-se, por exemplo, o treino da missão Apollo 1. Esta missão acabaria num trágico acidente durante os treinos, em que um fogo na cápsula vitimou os três astronautas.

Pode conhecer mais sobre o programa Apollo na página que a Nasa lhe dedica e onde são detalhados os objectivos e dados de cada uma das missões.

Fonte: Nasa via PPlware


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *