ATOS assina acordo para controlo fronteiriço de veículos Notícias

ATOS assina acordo para controlo fronteiriço de veículos


A Atos, líder internacional em serviços digitais, prestará serviço à Guardia Civil para facilitar o reconhecimento de matrículas nas fronteiras espanholas. A Atos irá implementar uma nova versão do SIAM (Sistema Automático de Reconhecimento de Matrículas), que emprega uma ferramenta informática denominada Centinela, um programa desenvolvido pela Bull, a marca especializada no desenvolvimento de tecnologia e software da Atos.

O SIAM permite saber em apenas alguns segundos e de forma automática, se uma viatura que passa a fronteira é roubada, utiliza matrículas falsas ou sofreu uma transformação suspeita como alteração da cor.

Esta ferramenta utiliza um sistema de vídeo para a captura, reconhecimento das matrículas e análise da informação que envia aos servidores locais e centrais da polícia espanhola, que verificam a informação e detectam quaisquer anomalias. O sistema de vídeo permite gravar com uma precisão de 98% as matrículas de veículos que viajam a uma velocidade até 180 km/h, independentemente da sua cor ou forma.

SIAM permite conhecer em tempo real se este número de registo tem alguma anotação de alerta e, em caso positivo, a incidência é comunicada em quatro segundos à polícia do posto fronteiriço. Rapidamente se acede ao historial do veículo.

O processo é rápido e transparente para os utilizadores e se não existe nenhum alerta, a barreira é levantada e dá passagem ao veículo. Caso contrário, permanece em baixo e o agente recebe através de um dispositivo móvel ligado via WiFi, vários avisos, em função da irregularidade detectada e as instruções correspondentes. Isto permitirá aos agentes agilizar as tarefas de controlo de fronteiras.

A nova versão do SIAM foi instalada nas fronteiras de Ceuta, Melilla e na Línea de la Concepción, bem como nos portos de Barcelona, Alicante, Almería, Motril, Málaga, Algeciras, Tarifa, Cádiz, Ceuta e Puerto del Rosario, em Fuerteventura. Além disso, no recinto portuário de Melilla, a polícia espanhola dispõe de um sistema portátil.

Segundo Arsenio Fernández de Mesa, Diretor Geral da Guardia Civil: “a introdução do SIAM representa um passo à frente na criação de um espaço sem fronteiras, mas com as devidas garantias para os cidadãos”.

“Mais de 2.000 quilómetros de fronteiras europeias estão asseguradas pelas soluções da Atos. Este acordo reforça a nossa posição como fornecedores líder em sistemas de controlo de passagens fronteiriças, com mais de 15 anos de experiencia no desenvolvimento de soluções de vanguarda que se adaptam às necessidades das autoridades de controlo das fronteiras” assegura Philippe Duluc, VP Sénior dos Sistemas Críticos de Missão da Atos.

Centinela é um sistema escalável, modular e interoperável que permite o controlo de fronteiras baseando-se na integração das tecnologias de informação. Esta solução desenvolvida pela Atos integra vários tipos de prestações como a melhoria no reconhecimento em tempo real de matrículas, a gestão centralizada da informação, o reconhecimento facial, a análise de big data para intelligence, etc. Isto permite facilitar às autoridades o controlo, identificação e gestão dos postos fronteiriços.

A Atos fornece sistemas para o controlo continuado das fronteiras reguladas (tais como aeroportos e postos de controlo) com CENTINELA, assim como das fronteiras não reguladas (tais como fronteiras terrestres e marítimas) com VIGIA. A multinacional francesa está especializada na implementação de soluções de software e integração de sistemas, oferecendo “chave na mão” aos seus clientes cada projecto, desde a definição do mesmo até ao apoio logístico e integração final. VIGIA e CENTINELA constituem parte da linha Bull de software e hardware da empresa.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *