Mais de metade dos municípios brasileiros estão cobertos por redes de fibra ótica

Tecnologia Alcatel-Lucent ultrapassa limites de capacidade da rede ótica

Tecnologia Alcatel-Lucent ultrapassa limites de capacidade da rede óticaA Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT) elaborou um estudo que revela que 54% dos municípios brasileiros já estão cobertos por redes de fibra óptica. A informação disponível, até então, era a de que a fibra chegava a 48% das cidades brasileiras. O resultado deste trabalho foi encaminhado pela associação à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Segundo o estudo, provedores regionais chegam a 930 cidades com backhaul em fibra. Em 308 dessas cidades (ou 34%), as grandes operadoras não têm rede em fibra. “Os provedores regionais atuam em mercados que não interessam às grandes operadoras”, observa Erich Rodrigues, presidente da ABRINT. O levantamento da ABRINT mostra também que 216 municípios devem receber rede de transporte em fibra dentro de um ano.

Rodrigues acrescenta que a atualização das informações sobre as redes de fibra óptica no Brasil é estratégica. “Especialmente neste momento de debate sobre alternativas para viabilizar a expansão das redes por meio da reversão de multas e obrigações de concessão das grandes operadoras”, explica. Ele se refere aos Termos de Ajustamento de Condutas (TACs), ao novo Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) e ao programa Banda Larga Para Todos.

“O país tem áreas remotas que precisam ser atendidas e os números demonstram que em muitos desses municípios, afastados dos grandes centros, já existem investimentos dos provedores, inclusive com redes de transporte”, explica Rodrigues.

Sobre a ABRINT

A Associação Brasileira de Internet e Telecomunicações (ABRINT) tem atuação nacional e representa provedores regionais de internet em discussões junto ao governo, órgãos regulatórios e entidades afins. Provedores são majoritariamente empresas de pequeno e médio portes. Segundo o Ministério das Comunicações, há pelo menos um provedor em operação em todas as cidades do país. Para o LACNIC, juntos, eles formam a quarta maior empresa de comunicação do Brasil.

Artigo anteriorPróximo artigo
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *