Dicas para Aumentar a Segurança da Internet Sem Fios

Dicas para Aumentar a Segurança da Internet Sem Fios

Ter sua própria rede de internet sem fios já não é uma exclusividade. Seja pela disponibilidade do serviço ou pelo baixo custo de manutenção, o acesso à rede banda larga se popularizou e junto às facilidades, também trouxe inúmeros riscos de segurança.

O uso não consciente do sinal sem fio pode acarretar em problemas que vão da interceptação do tráfego da Internet (coleta dos dados transmitidos), aos chamados “ladrões de Wi-Fi” (pessoas que consomem seu pacote de dados sem permissão e prejudicam a qualidade da conexão).

Diante disso, saber se defender dos perigos que acometem uma rede sem fios é essencial. E o melhor, é que bastam algumas dicas simples para deixar sua conexão menos vulnerável. Confira!

Dicas para Aumentar a Segurança da Internet Sem Fios

  • Mude sua senha com frequência: uma das recomendações de segurança mais importante é o cuidado com a senha do wi-fi. Trata-se de uma atitude de prevenção para restringir os acessos à rede e impedir que possíveis invasores conectem-se automaticamente.
  • Oculte o nome da rede: uma rede sem fios pode ser facilmente encontrada através de um dispositivo portátil, como um smartphone. Basta procurar por conexões wi-fi e conferir os “nomes” que aparecem. Para tornar sua rede mais discreta e segura, pode-se ocultar o usuário, deixando-a acessível apenas para quem o proprietário liberá-la.
  • Faça uso da criptografia: a criptografia pode ser resumida como uma forma de codificar os dados compartilhados através de sua rede sem fios. Dessa forma, suas informações não poderão ser facilmente identificadas caso alguém tente interceptar sua conexão. Por sorte, todos os roteadores sem fio contam com diferentes opções de criptografia (sendo o padrão WPA2 o mais comum), ativadas a partir de suas configurações.

interceptação do tráfego da Internet

  • Instale um software de segurança na internet: a regra básica para quem deseja navegar com segurança ainda é fazer uso de programas capazes de garantir proteção 24 horas. Em outras palavras, baixar um antivírus de qualidade passa a ser indispensável para proteger diferentes dispositivos e redes contra ameaças on-line. Além disso, a opção pode reunir recursos como anti-malware e anti-spam, reforçando as barreiras contras possíveis invasões.
  • Mude a senha do roteador: somado à senha de acesso à rede sem fios, os próprios roteadores possuem uma senha de acesso. Trata-se da combinação para a configuração do aparelho que, por padrão, possui um mesmo login e senha de fábrica. Mudar essas informações previne que usuários mal intencionados tentem alterar as configurações do aparelho, podendo até limitar a sua conexão.
  • Mantenha o roteador desligado: a regra vale para momentos em que o sinal não esteja sendo utilizado. A medida resulta não só na economia de energia, mas também na garantia de impedir tentativas de invasão de usuários mal intencionados.

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus Portugal para uso exclusivo do site TecheNet.

Artigo anteriorPróximo artigo
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *