Desastres naturais: top 10 dos países mais perigosos

desastres naturais

O Vanuatu foi atingido por um terramoto de magnitude 7 na escala de Richter esta sexta-feira. Com vários vulcões ativos, frequentes abalos telúricos e na rota dos ciclones, o pequeno país do Pacífico ocupa o primeiro lugar da lista de países mais vulneráveis a desastres naturais.

O World Risk Report de 2015 contabiliza o risco das nações aos desastres naturais, sendo verificável que quatro dos dez países mais perigosos são ilhas e os restantes estão localizados junto ao mar. Dos dez países mais vulneráveis, apenas dois não estão no Pacífico ou na América Central.

Também se afere da listagem que a vulnerabilidade dos países à força da natureza está intimamente dependente do seu grau de desenvolvimento.

De acordo com o World Risk Report de 2015, o Japão ocupa o quarto lugar do mundo na exposição a desastres naturais, mas as normas apertadas de construção e o seu nível de desenvolvimento tiram-no da lista dos países mais perigosos, aparecendo apenas em décimo quinto lugar.

TOP 10

1º: Vanuatu – arquipélago no Pacífico

2º: Tonga – arquipélago no Pacífico

3º: Filipinas – arquipélago no Pacífico

4º: Guatemala – América Central

5º: Ilhas Salomão – arquipélago no Pacífico

6º: Bangladesh – Sudeste asiático

7º: Costa Rica – América Central

8º: Cambodja – Sudeste Asiático

9º: Papua-Nova Guiné – arquipélago no Pacífico

10º: El Salvador – América Central

Artigo anteriorPróximo artigo
Jorge Montez
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais mídia portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. É licenciado em Ciências da Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.