Notícias

Bitcoin: Australiano Craig Wright afirma ser criador da moeda virtual


Quem foi o criador da Bitcoin? Este é um mistério que se encontra por desvendar praticamente desde a criação da moeda virtual, uma vez que foi confirmado desde cedo que o nome Satoshi Nakamoto (criador da Bitcoin) seria apenas um pseudónimo.

Recentemente o empresário tecnológico australiano, Craig Wright, veio afirmar que foi ele o criador da Bitcoin. De acordo com a BBC, Wright comprovou a sua história ao provar que certas Bitcoins, que já se sabia pertencerem ao verdadeiro criador da moeda virtual, foram utilizadas por ele.

Craig Wright afirma que a única razão para finalmente tornar a sua identidade pública foi para terminar de uma vez por todas com as especulações acerca da identidade do pseudónimo Satoshi Nakamoto. Durante vários anos foram realizadas inúmeras investigações e rumores criados em torno deste pseudónimo e Wright apenas quer por fim a todos estes rumores.

160502093535-bitcoin-craig-wright-tease-780x439

“Eu fiz a maior parte do trabalho, mas houve quem me ajudasse. Há muitas histórias por aí que foram inventadas, e não gosto que magoem as pessoas de quem gosto. Não me identifico porque quer. Não é uma escolha minha.”, estas foram algumas palavras que Craig Wrigth disse à BBC durante a sua entrevista.

Wired e a Gizmodo publicaram em Dezembro do ano passado um perfil de Craig Wright que suportado por documentos pirateados afirmava que ele seria o criador da Bitcoin. Devido a essa publicação e documentação credíveis, poucas horas depois a casa de Wright foi alvo de buscas por parte da polícia australiana que se justificou com suspeitas de evasão fiscal.

“Não quero nada ser a cara pública de seja o que for. Quero trabalhar, quero continuar a fazer aquilo que faço. Não quero dinheiro. Não quero fama. Não quero adoração. Só quero que me deixem em paz”, disse Wright à BBC depois de se lamentar do facto de ter que se identificar.

Apesar de todas estas revelações existem muitos utilizadores e peritos na moeda virtual que tornaram público as suas dúvidas relativamente à veracidade de toda esta história. Certamente que durante as próximas semanas iremos continuar a ouvir falar desta história e em breve deveremos então poder ter a certeza, ou não, de que a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto será revelada.