logo edp Segurança

EDP alerta para emails fraudulentos


A EDP está a alertar os seus clientes para um novo ataque de phishing. De acordo com a companhia eléctrica, têm sido muitas as pessoas que têm recebido um falso email com uma falsa nota de reembolso e que tem por objetivo conseguir que os clientes forneçam os seus dados bancários.

Segundo o Diário de Notícias, o email de phishing remete para uma página baseada na Hungria e que é em tudo semelhante a uma nota de reembolso da EDP, e segundo a qual para se conseguir o reembolso de determinada quantia, o cliente apenas tem de atualizar os seus dados bancários para que o depósito possa ser feito.

Só que tudo isto é um esquema fraudulento, uma vez que na posse dos dados bancários, os ladrões informáticos ficam com acesso à conta bancária e podem movimentá-la à sua livre vontade, furtando dinheiro.

Os emails fraudulentos em nome das grandes companhias são frequentes, de tal forma que a EDP tem uma página dedicada ao assunto, onde alerta para o facto de nunca pedir qualquer tipo de dados pessoais por email.

Conselhos da EDP

Nunca envie informação pessoal que lhe seja solicitada por e-mail tal como: nº do cartão de crédito, username, password ou outra informação privada. A EDP nunca lhe pedirá este tipo de informação por este veículo de comunicação;

Não siga as ligações de e-mails suspeitos. Caso queira aceder, introduza diretamente no browser o endereço da entidade referida no e-mail e navegue a partir daí;

Em caso de dúvida contacte a entidade para confirmar a veracidade do e-mail, mas nunca use os contactos indicados no e-mail. Faça-o da forma que costuma fazer habitualmente;

Certifique-se que atualiza o software que utiliza no seu computador, nomeadamente o browser e software de proteção como antivírus e firewall.

Via Diário de Notícias