estudantes de Leiria vencem prémio internacional Notícias

Estudantes do Politécnico de Leiria vencem prémio internacional da Siemens


Dois estudantes do Instituto Politécnico de Leiria foram os primeiros portugueses a vencerem o concurso internacional de design de software promovido pela Siemens para estudantes.

Francisco Miguel Ferreira Caetano e Eduardo Silva, estudantes da licenciatura em Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria (ESTG/IPLeiria), são os grandes vencedores da edição de março do concurso internacional “Siemens PLM Software Student Design Contest”. O prémio para esta ideia é o primeiro a ser atribuído em Portugal, e foi entregue esta terça-feira, 24 de maio, na Academia Siemens PLM da ESTG/IPLeiria, a primeira e única a nível mundial.

Esta cerimónia simbólica contou com a presença de João Paulo Rodrigues, da empresa Cadflow, representante da Siemens PLM em Portugal, que entregou os certificados e o prémio aos estudantes, do presidente do IPLeiria, Nuno Mangas, do diretor da ESTG/IPLeiria, Pedro Martinho, e ainda de Nuno André, coordenador deste projeto vencedor, de docentes e membros da coordenação da licenciatura em Engenharia Mecânica, e estudantes deste curso.

Pedro Martinho salientou a importância deste prémio, tendo em conta que é a primeira vez que é atribuído em Portugal, e ainda a oportunidade de poder ser um exemplo para que outros estudantes, sejam ousados e apresentem também as suas ideias. Falou igualmente da importância que este reconhecimento traz para a instituição, ideia reforçada por Nuno Mangas, que relevou a parceria com a Siemens, afirmando que «estamos a fazer um caminho, e esse é um caminho que se está a consolidar e a intensificar». Desafiou ainda outros estudantes a seguirem também esse caminho, com o apoio do Politécnico de Leiria para serem melhores pessoas, melhores engenheiros e melhores profissionais.

João Paulo Rodrigues relevou a parceria com o Politécnico de Leiria, que tem trazido resultados muito positivos, nomeadamente o prémio entregue aos estudantes de Engenharia Mecânica, mas acima de tudo todos os projetos que tem sido possível concretizar, exemplificando com a criação na ESTG da primeira Academia Siemens PLM no mundo.

Eduardo Silva – que também já havia concluído um CET (curso de especialização tecnológica) na ESTG/IPLeiria – e Francisco Caetano, visivelmente satisfeitos com o prémio, contaram que foi uma surpresa e, simultaneamente um grande desafio: o projeto de apresentaram, o Kyosho RC Car, um carro telecomandado realizado no software Solid Edge, uma das soluções CAD 3D criada pela Siemens, tinha mais de setenta peças que era preciso desenvolver e, por fim, era preciso que todas encaixassem na montagem, o que acabou por resultar.

O concurso, de caráter mensal, decorre a nível internacional e destina-se a estudantes de todo o mundo que utilizem soluções CAD da Siemens PLM.