top smartphones Portugal Mobile

Huawei põe Samsung em tribunal e quer indemnização


A Huawei entrou com ações judiciais contra a Samsung nos EUA e na China por considerar que a marca coreana infringiu patentes fundamentais para o bom funcionamento dos smartphones e tablets de quarta geração.

Os processos entraram em São Francisco e em Shenzen depois de terem falhado as negociações que as duas empresas vinham mantendo. A Huawei acusa a Samsung de ter desrespeitado 11 patentes por si registadas relativas a tecnologia standard para o bom funcionamento dos dispositivos móveis 4G.

Ao contrário de muitas outras batalhas que têm oposto alguns gigantes do mercado mobile, a Huawei não pretende impedir a comercialização de smartphones e tablets Samsung, pretendendo apenas que a marca coreana pague royalties pela utilização dessas tecnologias, o que a Samsung tem recusado.

“Temos uma boa história de licenciamento e de licenciamento cruzado com os nossos pares”, afirmou um porta-voz da Huawei, acrescentando: “Esperemos que a Samsung faça o que deve ser feito”, ou seja, pagar.

Com este passo, a marca chinesa entra definitivamente na primeira divisão do mercado mobile mundial, onde os gigantes têm gasto milhões a tentar ganhar o jogo na secretaria. Já hoje o terceiro fabricante mundial, a Huawei tem apesar disso uma quota de mercado bem mais pequena que a da Samsung, mas tem vindo paulatinamente a fazer o seu caminho.

E muito desse caminho é feito apostando fortemente na qualidade dos produtos e na inovação. A Huawei gasta 15 por cento das suas receitas em pesquisa e desenvolvimento e é um dos principais contribuidores para os standards das tecnologias de telecomunicação que permitem que os aparelhos comuniquem uns com os outros.

Via Bloomberg