NVIDIA GeForce GTX 1080: Uma poderosa placa de vídeo para games

NVIDIA GeForce GTX 1080, poderosa placa de vídeo para games

NVIDIA GeForce GTX 1080, poderosa placa de vídeo para games

A NVIDIA anunciou no Editor’s Day em Austin, Texas, a NVIDIA GeForce GTX 1080, a primeira placa de vídeo para games com base na nova arquitetura Pascal da empresa, que é capaz de fornecer até o dobro de desempenho em realidade virtual em comparação com a GeForce GTX TITAN X.

A Pascal oferece grandes saltos em desempenho, largura de banda de memória e eficiência energética em relação à sua predecessora, a arquitetura de alto desempenho Maxwell. Além disso, ela introduz recursos gráficos e tecnologias inovadoras que redefinem o PC como a plataforma ideal para jogar games AAA e aproveitar a realidade virtual.

“O PC é a plataforma de games preferida do mundo e, com nossa nova arquitetura de GPU Pascal, chegará a um novo patamar”, afirmou Jeff Fisher, vice-presidente sênior da unidade de negócios de PC da NVIDIA. “Nossa primeira GPU para games com a Pascal, a GeForce GTX 1080, permite um realismo incrível nos games e experiências de realidade virtual profundamente imersivas, com desempenho e eficiência aprimorados. É a mais potente placa de vídeo para games já construída e um de nossos melhores trabalhos.”

As cinco maravilhas da Pascal

A NVIDIA desenvolveu a arquitetura Pascal para lidar com as enormes exigências computacionais de tecnologias como a realidade virtual. Ela incorpora cinco tecnologias transformadoras:

1 –       Arquitetura de placa de vídeo de última geração. A Pascal é otimizada para o maior desempenho por watt. A GTX 1080 tem o triplo da eficiência energética da arquitetura Maxwell.

2 –         Processo FinFET de 16 nm. A GTX 1080 é a primeira placa de vídeo para games projetada para o processo FinFET de 16 nm, que usa transistores menores e mais rápidos que podem ser posicionados juntos de forma mais densa. Seus 7,2 bilhões de transistores oferecem um aumento drástico em desempenho e eficiência.

3 –         Memória avançada. As placas de vídeo com base em Pascal são as primeiras a aproveitar a potência dos 8 GB de memória GDDR5X da Micron. A interface de memória de 256 bits opera a 10 Gb/s, ajudando a impulsionar uma largura de banda de memória eficiente 1,7x maior do que a fornecida pela memória GDDR5 comum.

4 –         Projeto excepcional. Os aumentos em largura de banda e eficiência energética permitem que a GTX 1080 opere em velocidades de clock que nunca foram possíveis antes – acima de 1.700 MHz –  consumindo apenas 180 watts de potência. Novos avanços em computação assíncrona melhoram a eficiência e o desempenho em games. Além disso, a nova tecnologia GPU Boost 3 suporta funcionalidade avançada de overclocking.

5 –        Revolucionária tecnologia de games. A NVIDIA está transformando o universo de games, desde o desenvolvimento até o compartilhamento e a experiência de game. Novos recursos do software NVIDIA VRWorks possibilitam aos desenvolvedores de games levarem uma imersão sem precedentes aos ambientes de games. A tecnologia Ansel da NVIDIA permite aos gamers compartilharem suas experiências e explorarem os mundos dos games de novas formas.

“Estamos impressionados com o desempenho e os recursos da GTX 1080”, afirmou Tim Sweeney, fundador da Epic Games. “Selecionamos cenas de cinemática do nosso game Paragon que foram projetadas para renderização off-line e as renderizamos em tempo real na GTX 1080. É espantoso, e mal podemos esperar para ver o que os desenvolvedores criarão com o UE4 e a GTX 1080 no mundo dos games, design automotivo ou visualização arquitetônica, tanto para telas 2D como para realidade virtual.”

VRWorks: um novo nível de presença para RV

Para uma imersão total dos usuários em mundos virtuais, o aprimorado kit de desenvolvimento de software NVIDIA VRWorks oferece um nível de “presença de Realidade virtual” nunca antes visto. Ele combina o que os usuários veem, escutam e tocam com o comportamento físico do ambiente para convencê-los de que sua experiência virtual é real.

  • O dobro de desempenho gráfico de realidade virtual: O VRWorks Graphics inclui agora um recurso de multiprojeção simultânea que renderiza nativamente para as dimensões únicas dos dispositivos de vídeo de realidade virtual em vez de monitores 2D tradicionais. Ele também renderiza a geometria para os olhos esquerdo e direito simultaneamente, em uma única passagem.
  • envolvente: O VRWorks Audio usa o motor de ray tracing NVIDIA OptiX para traçar em tempo real o caminho dos sons por um ambiente, refletindo completamente o tamanho, a forma e o material do mundo virtual.
  • Toque e física interativos: O NVIDIA PhysX para realidade virtual detecta quando um controlador manual interage com um objeto virtual e permite que o motor gráfico forneça uma resposta visual fisicamente precisa. Ele também modela o comportamento físico do mundo virtual em torno do usuário de modo que todas as interações, seja uma explosão ou o movimento das mãos na água, se comportem como no mundo real.

A NVIDIA integrou essas tecnologias em uma nova experiência de realidade virtual chamada VR Funhouse.

“A GeForce GTX 1080 promete ser a placa de vídeo ideal para a experiência do EVE: Valkyrie”, afirmou Hilmar Veigar Pétursson, CEO da CCP Games. “Estamos ansiosos para incorporar os novos recursos do VRWorks da NVIDIA no Valkyrie e levar os gráficos e o desempenho do game a outro patamar.”

Ansel: capturando a arte de jogar

A NVIDIA também anunciou o Ansel, uma potente ferramenta de captura para games, que permite aos gamers explorar, capturar e compartilhar a arte de jogar de maneiras sem precedentes.

Com o Ansel, os gamers podem compor as fotos de gameplay que desejam, apontar a câmera para qualquer direção e de qualquer ponto de vista em um mundo de jogo. Eles podem capturar imagens em até 32 vezes a resolução da tela e aumentar o zoom onde quiserem sem perder a fidelidade. Com os filtros de fotos, é possível adicionar efeitos em tempo real, antes de tirar a foto perfeita. Além disso, é possível capturar imagens panorâmicas estéreo em 360 graus para visualização em um dispositivo de RV ou no Google Cardboard.

 

Mais informações sobre a GeForce GTX 1080 estão disponíveis em http://www.nvidia.com.br/graphics-cards/geforce/pascal/br/gtx-1080.

 

Para saber mais sobre o software de captura de fotos Ansel, visite o post no Blog da NVIDIA.

Artigo anteriorPróximo artigo
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *