Oracle perde batalha de 9 mil milhões com a Google

google home

Um júri norte-americano deu razão à Google na longa batalha judicial travada com a Oracle sobre direitos de autor. O Java podia mesmo ser utilizado para criar o Android, utilizado na maior parte dos smartphones existentes.

Por unanimidade, o júri declarou o fim do processo e declinou as pretensões da Oracle, que pedia uma indemnização de 9 mil milhões de dólares, por considerar que a utilização do Java foi feita legalmente.

Um porta-voz da Oracle afirmou já que a empresa vai recorrer da decisão de primeira instância. “Acreditamos firmemente que a Google desenvolveu o Android copiando ilegalmente o coração da tecnologia Java para entrar depressa no mercado mobile”.

Por sua vez, a Alphabet considerou o veredito “uma vitória para o sistema Android, para a comunidade de programadores Java e para os desenvolvedores de software que confiam em linguagens de programação abertas e gratuitas para construir produtos inovadores”.

Artigo anteriorPróximo artigo
Jorge Montez
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais mídia portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. É licenciado em Ciências da Comunicação. | Google +

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *