Rock in Rio-Lisboa Vodafone Notícias

Rock in Rio-Lisboa é a primeira cidade do rock inteligente no mundo


O Rock in Rio-Lisboa, que abre portas a 19 de maio, vai ser a mais inteligente cidade do rock já criada. Numa parceria com a Vodafone Portugal, a “Smart Rock City” vai contribuir para uma melhor experiência de todos quantos se desloquem ao parque da Bela Vista e ainda promover a sustentabilidade económica e ambiental do evento.

A 7.ª edição do Rock in Rio-Lisboa vai acolher a primeira “Smart Rock City” do mundo. Através de uma parceria entre a Vodafone Portugal e o Rock in Rio-Lisboa são apresentadas soluções de cariz tecnológico e inovador, nunca antes aplicadas num evento de música e entretenimento.

Numa altura em que as Smart Cities representam o novo paradigma urbano, a Vodafone e o Rock in Rio-Lisboa apostam nas tecnologias de informação e comunicação para promover a melhoria da experiência dos milhares de espetadores que visitam o evento todos os dias, a sustentabilidade ambiental e económica do festival.

Para além de impactar positivamente o público, este projeto cria as condições para uma melhor gestão dos processos e infraestruturas existentes, e otimização dos recursos para futuras edições. No total foram desenvolvidas cinco soluções que permitem monitorizar, em tempo real, as áreas mais críticas para o pleno funcionamento do festival.

Smart Energy: Medir os consumos de energia no Palco Mundo, Palco Vodafone, Tenda VIP e Tenda Eletrónica de forma a gerir o desempenho energético destes espaços e garantir poupanças significativas no futuro.

Smart Water: Supervisionar a rede de água que abastece os 4 hectares do Parque da Bela Vista. Esta solução assegura o controlo do abastecimento, prevenindo interrupções ou irregularidades na distribuição da água.

Smart Toilets: Monitorizar e informar o público sobre a disponibilidade de WC´s livres no recinto.

Smart Waste: Controlar o processo de recolha dos resíduos sólidos (lixo), otimizando os processos de limpeza durante o evento.

Smart Air: Medir os níveis ambientais (gases, qualidade do ar, concentração de CO2, fumos e moléculas). Ao mesmo tempo, alguns desses parâmetros serão divulgados em tempo real.

As várias soluções têm como denominador comum um sistema de Gestão Técnica Centralizada (GTC) da Vodafone, desenvolvido em parceria com a empresa portuguesa SSA Dynamics, que estará instalado no Centro de Controlo Operacional do Rock in Rio-Lisboa, o espaço a partir do qual são geridas todas as operações do festival. O GTC agrega e disponibiliza toda a informação recolhida pelos sensores, em tempo real, emitindo sinais de alerta para prevenir eventuais incidentes.

O projeto Vodafone Smart Cities materializa-se na adoção de um conjunto de soluções Internet of Things (IoT) que utilizam a tecnologia M2M (Machine-to- Machine), na qual a Vodafone é líder mundial. A aposta consistente da Vodafone na tecnologia e inovação posiciona a Empresa como player ativo na construção das cidades do futuro.

Para João Mendes Dias, administrador da Vodafone, “o nosso grande objetivo é continuar a desenvolver soluções de Smart Cities, numa dinâmica de colaboração com Governo, Autarquias, Universidades e Indústria, que permitam explorar as oportunidades de otimização dos recursos disponíveis, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”.

Mais do que um evento de música, o Rock in Rio-Lisboa pauta-se por ser um evento  responsável e sustentável, tendo assumido o compromisso de consciencializar as pessoas para o facto de pequenas atitudes no dia-a-dia serem o caminho para fazer do mundo um lugar melhor para todos.

Ricardo Acto, Diretor de Operações do Rock in Rio, considera que “este projeto vai permitir melhorar, ainda mais, a experiência dos milhares de visitantes que, todos os dias de evento, visitam o recinto. Além disso, o Vodafone Smart Cities vai permitir, à equipa do Rock in Rio-Lisboa, identificar oportunidades de melhoria para uma gestão mais eficiente e sustentável nas próximas edições”.

Para além de ser o Patrocinador Principal do evento e de dar o nome a um dos palcos, a Vodafone é o parceiro tecnológico do festival ao assegurar todos os serviços de comunicações da edição deste ano. A operadora já conta com 12 anos de experiência no Rock in Rio-Lisboa, já que está presente no Parque da Bela Vista desde a sua primeira edição.