frase chave Segurança

Segurança online: frases-chave mais eficazes que password


Hoje celebra-se o dia mundial da password e os especialistas dizem que a melhor forma de proteger as nossas contas online é esquecer a palavra-passe. Mais eficaz do que aquela palavra que colocamos e que muitas vezes replicamos em várias contas é o conceito de frase-chave.

A ESET, empresa de soluções de segurança, alerta os utilizadores para a importância de usar palavras-passe fortes e sugere uma solução muito eficaz: “frases-passe”.

O cibercrime é uma ameaça crescente e as fugas de informação são mais comuns do que nunca, especialmente pela utilização de “passwords” fracas. As palavras-passe mais comuns da atualidade são “123456”, “password”, “12345678” e “12345”. Qualquer uma destas tem o mérito de ser fácil de recordar, é verdade, mas são o espelho de práticas de segurança perigosas e facilmente ultrapassáveis.

A ESET sugere que os utilizadores esqueçam o conceito de palavra-passe levado à letra, optando em vez disso por adotar “frases-passe”: isto é, termos mais complexos, mas ainda assim fáceis de memorizar para cada um.

No Dia Mundial da Password, a ESET propõe que acrescente à sua password mais do que uma palavra para formar uma frase que faça sentido para si. Pode depois acrescentar algumas letras maiúsculas para adicionar maior blindagem, bem como pontuação, espaços (sim, é possível!) e blocos de letras maiúsculas.

Leia também Tem 11 anos e abriu negócio de passwords seguras

Existem outras medidas que importam reter a propósito de palavras-passe fortes para combater o cibercrime e proteger a sua informação. Aqui ficam os conselhos dos especialistas em cibersegurança:  Palavras-passe curtas são más. Frases-passe longas são boas;
Nunca reutilizar uma palavra-passe antiga;
Usar autenticação de dois fatores para segurança adicional;
Assegurar que em cada conta existe uma frase-passe distinta;
Alterar periodicamente as frases-passe;
Usar um gestor de password fiável.