patente da sony Notícias

Sony patenteia lente de contacto com câmara incorporada


É, no mínimo, estranho e, no extremo, preocupante. A Sony acaba de patentear uma lente de contacto com câmara incorporada. O gadget parece saído de uma série de ficção científica e vai colocar em alerta todos os que se preocupam com a privacidade.

A patente pedida pela Sony incorpora zoom, opções de abertura, focus e até estabilizador de imagem… tudo o que uma câmara digna desse nome deve ter, e até uma unidade de armazenamento, tudo dentro da lente de contacto. As questões de privacidade são óbvias e podem – devem? – assustar os mais avisados, mas da patente ao produto vai uma distância que nem sempre é possível de percorrer. Para já, trata-se sobretudo de um conceito e com ele a Sony pretende adiantar-se à concorrência, tanto mais que a própria Google já patenteou uma lente de contacto inteligente.

lente de contacto com câmara

Só que a Google parece ter aprendido com os Google Glass e desta vez apenas aponta para medidores de glucose a partir das lágrimas.

O projeto da Sony é verdadeiramente revolucionário e, a ver a luz do dia, trará de volta ao debate a questão da privacidade. Esta foi, aliás, a principal causa apontada por muitos para o fracasso dos Google Glass. Os óculos da Google permitiam fazer imagens sem o prévio consentimento dos visados.

Via SlashGear