2ª edição da Academia de Trainees AKI Notícias

AKI anuncia a abertura das candidaturas para a 2ª edição da Academia de Trainees


A 2ª edição da Academia de Trainees AKI inicia-se hoje com a abertura das candidaturas ao programa que procura jovens talentos para integrarem, no final do processo, a equipa da empresa como chefes de departamento de loja. Este projeto aposta no desenvolvimento personalizado e na complementaridade do trabalho on the job e de formação em sala, bem como no acompanhamento pessoal a cada trainee.

AKI anuncia a abertura das candidaturas para a 2ª edição da Academia de TraineesNesta 1ª fase do processo, cujas candidatura encerram a 9 de outubro, o AKI procura jovens com formação superior concluída e idade até 28 anos. Os candidatos devem ser ‘pessoas de pessoas’, apaixonados pelo retalho e com uma orientação clara para o empreendedorismo, iniciativa e, sobretudo, para a proximidade humana.

Para Sandra Barranquinho, diretora de Recursos Humanos do AKI, a Academia de Trainees da empresa pretende não só “responder à necessidade do plano de expansão do AKI em Portugal, que até 2020 vai duplicar o parque de lojas” com também “identificar, atrair, desenvolver e reter jovens talentos que tenham um conjunto de competências funcionais, transversais e sobretudo humanas críticas para o negócio.”

“Queremos formar e aprender com estas pessoas. Investimos muito na Academia porque acreditamos verdadeiramente neste projeto e queremos os colaboradores mais próximos a trabalhar connosco”, acrescenta a responsável.

A continuidade deste projeto deve-se também ao sucesso da 1ª edição, realizada no ano passado. Em 2015, foram submetidas perto de mil candidaturas de pessoas de áreas tão diversas como biomédica, gestão de artes, gestão, economia ou criminologia. Neste momento, 27 trainees completam o seu ano de formação no AKI.

As candidaturas são feitas através de academiaaki.pt.

O processo de seleção
Depois de analisadas todas as candidaturas são selecionados 150 candidatos para participar nos Assesment Days – dias de atividades de grupo, desafios e testes. Os jovens mais preparados e que melhor se integrarem no ‘Espírito AKI’ passarão por uma fase de entrevistas, dos quais serão selecionados 30 para integrarem a Academia de Trainees AKI. O programa é remunerado, tem duração de um ano e contempla cerca de 1900 horas de formação por trainee.

A aposta na formação
Durante um ano, de janeiro de 2017 a janeiro de 2018, os candidatos escolhidos para integrar a Academia vão beneficiar de um total de 1896 horas de formação, repartidas por formação teórica em sala, formação prática em loja e em contexto de trabalhos de grupo.
O programa passa por cinco módulos diferentes, de forma a estimular os conceitos de Proximidade (ao Projeto Empresa, ao conceito de lojas e de relações com clientes), Negócios (perspetiva de gestão do departamento numa vertente comercial), Pessoas (conhecimentos na área de gestão, liderança e motivação das equipas), Progresso (resultados das decisões em vendas e expansão) e Comunidade (impacto dos projetos de responsabilidade social e ambiental). Cada um dos trainees tem um mentor destacado, com acompanhamento personalizado.
No final do programa são convidados a permanecer no AKI como chefes de departamento de loja, os colaboradores que mais se destacam ao longo do processo e que melhor se identificam com o posicionamento de Proximidade da empresa.