facebook-techenet-cassis Redes sociais

Facebook: “não usamos o microfone dos smartphones para ouvir conversas”


Nos últimos tempos têm surgido informações segundo as quais o Facebook utilizaria o microfone dos smartphones para melhor orientar a publicidade e a cronologia. E foi na própria rede social que essa informação mais se espalhou, a ponto de a empresa ser obrigada a vir a terreiro com uma declaração oficial: “Nós não usamos os microfones dos vossos smartphones para anúncios ou histórias no feed de notícias”.

É uma autêntica teoria da conspiração a informação que se espalhou e segundo a qual o Facebook teria acesso ao microfone dos nossos smartphones e gravaria tudo o que disséssemos em voz alta para melhorar os anúncios que são colocados na rede social.

O Facebook vem agora dizer que não. Nada disso é verdade. Para que não restem dúvidas, a empresa de Mark Zuckerberg diz que apenas utiliza o microfone dos smartphones quando os utilizadores lhe permitem acesso e apenas quando estão a utilizar ativamente (e sublinha a palavra ativamente) alguma funcionalidade específica que requer áudio.

Ou seja, e de acordo com a nota oficial, apenas quando fazemos um vídeo utilizando a app do Facebook ou quando queremos incluir som na nossa atualização de estado é que a rede social fica com acesso ao microfone do smartphone.

Não há bisbilhotice nem truques escondidos na manga. O Facebook já sabe muito sobre a nossa vida.