Notícias

Não digam a ninguém, mas é Larry Page quem está a construir um carro voador


Era talvez o segredo mais bem guardado de Silicon Valley. Larry Page, co-fundador da Google, é o misterioso dono da startup Zee.Aero que está a desenvolver um carro que voa.

A notícia é avançada pela Bloomberg, que adianta que Page avançou sozinho para formar a empresa em 2010. Desde então, está a desenvolver um carro totalmente elétrico que voa. A localização da sede da startup, mesmo ao lado do quartel-general da Google, levantou muitas suspeitas mas a gigante da internet sempre negou qualquer associação com a Zee.Aero. A startut, foi reafirmado várias vezes pelas duas empresas, não pertente à Google nem à Alphabet. Mas então como é que conseguiu montar uma estrutura mesmo ao lado da Google numa zona em que esta controla quase todos os terrenos. Fácil: não está associada à Google, mas é de Larry Page, um dos co-fundadores que avançou a solo para este projeto.

Larry Page conseguiu manter o seu segredo durante cerca de seis anos. A Zee.Aero deixou de responder aos pedidos de jornalistas sobre a sua atividade e os funcionários da companhia receberam mesmo uma cábula do tamanho de um cartão de crédito sobre as formas de se esquivar a perguntas mais incómodas.

A Bloomberg conta mesmo que o nome de Larry Page nunca era mencionado na companhia. Os agora cerca de 150 funcionários da Zee.Aero referiam-se a Page sempre como GUS, o acrónimo de Guy UpStairs, o tipo lá de cima em tradução literária ou, se se preferir, o manda-chuva.

A Zee. Aero já fez pedidos de patentes para o seu veículo e é desse pedido que saiu a imagem que reproduzimos acima. E já testa mesmo o protótipo num aeródromo, mas continua a fazê-lo com grande secretismo, só partindo para a pista quando a maioria do pessoal já não está no local. Mesmo assim, houve quem conseguisse tirar fotografias do estranho aparelho.

E pelo que se pode ver estamos a falar de um veículo para apenas um passageiro. Curiosamente, a mesma capacidade que tem o drone Ehang 184, que brevemente começará com os seus testes de voo.

Via Bloomberg