O novo Citroën C3 Lifestyle

Novo Citroen C3 “faz fotos e videos” na estrada…


A Citroën apresenta hoje o novo Citroën C3 e com ele, em estreia mundial, a marca apresenta o ConnectedCAM Citroën, ou seja, uma câmara HD de grande angular, conectada, perfeitamente integrada, e que permite captar em imagens ou em vídeo os instantes da vida, permite a sua partilha imediata nas redes sociais, ou mantê-las só para si.

Mas as novidades tecnológicas no novo C3 não se ficam por aqui: o novo C3 propõe ainda um conjunto de equipamentos que facilitam a vida do condutor: a navegação conectada 3D com reconhecimento vocal, a câmara de marcha-atrás, o Alerta de Transposição Involuntária de Faixa e a Vigilância de Ângulo Morto. A eficácia do novo C3 encontra-se, também, no conjunto da sua gama de motorizações performantes e eficientes – gasolina PureTech e Diesel BlueHDi – bem como através da caixa de velocidades automática de última geração EAT6.

Assim se renova o seu best-seller, com mais de 3,5 milhões de exemplares produzidos desde 2002. Adoptando uma personalidade colorida, o novo C3 agita os códigos do mercado com frescura e optimismo.

Desde o primeiro olhar, o novo Citroën C3 demarca-se imediatamente pelo seu design audacioso e o seu caráter. A sua atitude exprime ao mesmo tempo frescura e energia, mas também robustez e força. Longe dos estereótipos do segmento, reconhece-se num piscar de olhos, conservando as curvas do seu irmão mais velho mas com a vantagem do dinamismo.

A vista lateral coloca em evidência o tejadilho flutuante suportado pelos pilares negros do pára-brisas. Verdadeira assinatura gráfica, os Airbump protegem a carroçaria, ao mesmo tempo que reforçam o estilo do veículo. A sua pele anti-riscos está cheia de ar e faz o papel de para-choques. O material utilizado – poliuretano termoplástico alifático – permite resistir às agressões do quotidiano, como o sol, a água, o envelhecimento e os riscos. Os Airbump compõem-se de 6 cápsulas com ar encapsulado, colocadas na parte inferior das portas, área particularmente vulnerável em cidade. Estes Airbump são animados por uma banda exterior de cor branca ou vermelha, segundo as versões.

O novo Citroën C3

O novo Citroën C3

O ConnectedCAM Citroën

Apresentado em estreia mundial, o ConnectedCAM Citroën faz a sua aparição no novo C3, aliando conetividade e tranquilidade de espírito. Novidade tecnológica “made by Citroën”, esta câmara conectada dispõe de uma grande angular com 120°, de full HD, de 2 milhões de pixels, um GPS e uma memória interna de 16 Gb. Situada mesmo atrás do retrovisor do pára-brisas, regista o que o condutor vê no exterior do veículo, à sua frente. Torna-se, assim, no testemunho das suas experiências a bordo graças a duas funções principais:

Com um simples click, o condutor pode tirar uma foto do que quiser e partilhar o seu conteúdo nas redes sociais com toda a segurança. Graças a esta câmara conectada, o condutor pode ainda guardar em memória as paisagens deslumbrantes, os por do sol, etc. Da mesma forma, pode registar uma cena até 20 segundos graças a um apoio longo, e partilhá-la quando estiver parado. A difusão é directamente acessível pela aplicação gratuita ConnectedCAM Citroën que permite recuperar e partilhar fotos e vídeos.

Em caso de impacto, o registo é automaticamente activado e permite guardar antecipadamente 1m30s adicionais (os 30 segundos antes e os 60 segundos depois). Este sistema pode ser útil ao condutor durante um acidente e constituir elemento de prova.

Interior do novo Citroën C3

Interior do novo Citroën C3

Outro benefício, graças à aplicação ConnectedCAM Citroën, é possível salvaguardar a sua posição graças a uma função de geo-localização, permitindo, assim, encontrar mais facilmente o seu veículo.

O novo C3 possui motorizações de última geração a gasolina PureTech e Diesel BlueHDi, todas elas eficientes e sóbrias. A gasolina, o novo C3 está disponível com caixa manual com os motores de 3 cilindros PureTech de 68, 82 e 110 CV (Stop & Start) e a Diesel, também com caixa manual, os blocos BlueHDi de 75 e 100 CV (ambos com Stop & Start). Para oferecer um máximo de agradabilidade e de conforto, o novo C3 estará disponível, desde o seu lançamento, também com a caixa automática EAT6.

Para lá das motorizações e para maior assistência, segurança e conforto, o novo C3 está equipado com tecnologias e serviços úteis que facilitam a vida a bordo e aperfeiçoam a experiência de condução:

O novo Citroën C3

O novo Citroën C3

Tecnologias ao serviço da assistência:

NAVEGAÇÃO CITROËN CONNECT NAV com reconhecimento vocal, conectada e táctil. Esta nova geração de navegação é comandada por reconhecimento vocal ou através do ecrã táctil de 7’’. O CITROËN Connect Nav está associado a serviços conectados como o TomTom Traffic, que permite ter informações sobre o tráfego em tempo real, a localização e os preços nas estações de serviço e nos estacionamentos, as informações meteorológicas e a pesquisa de locais de interesse. Os utilizadores irão também apreciar a opção «zonas de perigo», que permite a informação de forma visual e sonora, ao longo da estrada, das zonas de acidentes e de perigo. A cumplicidade entre os ocupantes do novo C3 é ainda reforçada graças ao reconhecimento vocal que permite interagir com os domínios Navegação, Telefone e Media.

MIRROR SCREEN, tecnologia que permite ligar um smartphone e duplicá-lo no ecrã central. O condutor reencontra, assim, o seu conteúdo multimédia e comanda diretamente e facilmente o seu smartphone e as aplicações compatíveis directamente no ecrã tátil. Funciona com Apple CarPlayTM, Android Auto (disponível a partir do início de 2017) e MirrorLink.

CÂMARA DE MARCHA-ATRÁS com sensores de ajuda ao estacionamento. Uma vez engrenada a marcha-atrás, esta câmara permite visualizar no ecrã principal uma visão da área traseira, numa vista acompanhada por referências a cores em função da proximidade com um eventual obstáculo. Uma verdadeira visão em profundidade para facilitar todas as manobras.

AJUDA AO ARRANQUE EM PLANO INCLINADO, assistência que facilita os arranques em inclinação, evitando o descair não desejado do veículo numa subida quando o pedal do travão é aliviado, atuando em declives superiores a 3%, estabilizando a viatura durante dois segundos.

Tecnologias ao serviço da segurança:

ALERTA DE TRANSPOSIÇÃO INVOLUNTÁRIA DE FAIXA, sistema que permite alertar para a redução da  vigilância ou um simples momento de falta de atenção ao volante a partir dos 60km/h. Quando a viatura transpõe as linhas brancas do piso sem que o pisca tenha sido activado, o sensor do sistema aciona um alerta. O condutor é assim prevenido por bips sonoros e por um alerta visual durante essa transposição.

SISTEMA DE VIGILÂNCIA DE ÂNGULO MORTO, sistema que indica, num pictograma nos retrovisores, a presença de um veículo nos ângulos mortos. Funcionando com o mesmo princípio que os radares de marcha-atrás, esta função representa uma vantagem na segurança nas vias rápidas urbanas, por exemplo.

ALERTA DE PREVENÇÃO DE SONOLÊNCIA, sistema que avisa o condutor quando tem que fazer uma pausa. O alerta é emitido após rodar durante duas horas a velocidades superiores aos 70km/h. É repetido sempre que o condutor ultrapassa o tempo suplementar de pausa.

O novo Citroën C3

O novo Citroën C3

Finalmente, o CITROËN Connect Box com Pack SOS, serviço que permite a um condutor ligar-se a um painel de assistência especializado. Em caso de acidente, é enviada uma mensagem curta, de forma manual ou automática por ligação GSM, a um painel que alberga a estrutura de receção e tratamento de chamadas. A mensagem inclui a identificação do veículo, as suas coordenadas telefónicas e a sua localização geográfica.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *