Maserati Quattroporte S Q4 GranLusso Lifestyle

Novo Quattroporte está mais elegante


Mais elegante e refinado são as duas palavras que melhor caracterizam os novos Quattroporte da Maserati. Três anos e meio depois de um sucesso sem precedentes nos mercados internacionais, o Quattroporte foi sujeito a um importante restyling, que afirma a sua elegância sem alterar a sua marcante e inconfundível personalidade Maserati, enquanto no seu interior se “respira” um ambiente mais refinado.

O renovado Quattroporte, estará disponível já a partir deste mês e destina-se a dar continuidade à história de sucesso iniciada em 2013. Desde o seu lançamento, o emblemático topo de gama da marca italiana foi entregue a mais de 24 mil clientes em 72 países.

Maserati Quattroporte GTS GranSport

Maserati Quattroporte GTS GranSport

Maserati Quattroporte GTS GranSport

Maserati Quattroporte GTS GranSport

Exteriormente, o novo Quattroporte identifica-se através do novo design dos para-choques, com perfil em preto mate na frente, e extractor em preto mate atrás. A grelha frontal, outro ícone da identidade Maserati, é mais pontiaguda e impositiva, e apresenta novos elementos verticais cromados, que contrastam com a profundidade conferida pelas formas em “boca de tubarão”. Outros pormenores distintivos que caracterizam o novo Quattroporte são as saias laterais e os retrovisores exteriores em preto mate, que foram ligeiramente redesenhados para incorporar novos elementos técnicos.

Os melhoramentos operados no interior foram concebidos para incrementar a pureza do modelo, sublinhando apenas os elementos funcionais. O que foi garantido através da integração dos novos elementos do interface na zona do sistema de info-entretenimento e no túnel da consola central.

Painel de instrumentos do Quattroporte S Q4 GranLusso - Zegna Edition

Painel de instrumentos do Quattroporte S Q4 GranLusso – Zegna Edition

Interior do Quattroporte S Q4 GranLusso - Zegna Edition

Interior do Quattroporte S Q4 GranLusso – Zegna Editiont

Mais especificamente, a secção central do tablier alberga agora um ecrã capacitivo táctil de alta resolução, com 8,4” e função multi-touch. Esta zona é caracterizada por um novo elemento técnico contínuo, em que surgem integrados o ecrã, os novos comandos da climatização e uma nova gaveta, com um design único e ininterrupto, enfatizando a pureza da composição volumétrica típica do Quattroporte.

O novo sistema de info-entretenimento é compatível com as funções screen-mirroring para smartphones, tanto do Apple CarPlay como do Android Auto. Como opção, está disponível para o novo Quattroporte um novo pack de Sistemas Avançados de Assistência à Condução, composto por Cruise Control adaptativo com função Stop&Go, Lane Departure Warning (alerta de transposição de faixa de rodagem), Forward Collision Warning (alerta de colisão dianteira) com Advanced Brake Assist (assistência à travagem de emergência) e Automated Emergency Braking (travagem de emergência automática). Em combinação com este pack de Assistência à Condução, está ainda disponível, também como opção, uma nova câmara de visão surround.

Todas as versões do Quattroporte estão agora equipadas com um Sensor de Qualidade do Ar, elemento que incrementa substancialmente os níveis de conforto para os ocupantes. Este sistema combina um sensor inteligente e um sistema de análise de sinal que calcula os níveis de poluição exteriores, e impede que o ar poluído e os gases tóxicos entrem no habitáculo.

Interior do Quattroporte GTS GranSport

Interior do Quattroporte GTS GranSport

Painel de instrumentos do Quattroporte GTS GranSport

Painel de instrumentos do Quattroporte GTS GranSport

GranLusso y GranSport

Desde as suas origens que a Maserati tem representado a combinação perfeita entre luxo e desportividade, graças às suas soluções de engenharias nascidas no mundo da competição.

Com o restyling do topo de gama Quattroporte, a Maserati lança uma nova estratégia de gama, para oferecer à sua muito exigente clientela uma oferta ainda mais abrangente, através de duas novas e exclusivas opções de acabamento, que enfatizam os dois componentes fundamentais do ADN da marca: GranLusso e GranSport.

Estas duas versões estão disponíveis enquanto upgrade para todas as versões do Quattroporte com motor V6 (Quattroporte Diesel, Quattroporte, Quattroporte S, Quattroporte S Q4). Ambos serão propostos com os mesmos preços em todas as variantes da gama.

A versão de topo Quattroporte GTS, animada pelo motor V8 Twin Turbo, estará disponível exclusivamente com os acabamentos GranLusso ou GranSport, que fazem parte do seu equipamento de série.

Novo Quattroporte S Q4 GranLusso

Novo Quattroporte S Q4 GranLusso

Em termos de motorizações, o Quattroporte mantém-se fiel aos seus pergaminhos, propondo uma ampla oferta de motores e transmissões, que tem início no Quattroporte GTS de tracção traseira, animado pelo poderoso V8 Twin-Turbo de 3,8 litros produzido pela Ferrari, capaz de oferecer 530 CV e um binário máximo de 710 Nm, e de levar o modelo até aos 310 km/h de velocidade máxima, acelerando dos 0 aos 100 km/h em meros 4,7 segundos.

O Quattroporte está disponível também com o motor V6 Twin-Turbo de 3,0 litros e 410 CV produzido pela Ferrari, com tração traseira (Quattroporte S) ou na variante Q4, o sistema de tracção integral inteligente disponível para o Quattroporte S Q4. No topo da sua categoria, em ambas as versões, está o binário de 550 Nm e a velocidade máxima de 286 km/h, com a variante S Q4 a acelerar dos 0-100 km/h em 4,9 segundos, e a versão Quattroporte S de tracção traseira em 5,1 segundos.

A gama completa-se com o Quattroporte Diesel; equipado com um motor 3.0 V6 Turbo, que debita 600 Nm de binário e 275 cv de potência, alcança uma velocidade máxima de 252 km/h e um célere registo nos 0-100 k/h de somente 6,4 segundos.

Novo Quattroporte S Q4 GranLusso

Novo Quattroporte S Q4 GranLusso

Todas as versões do Quattroporte estão equipadas com a transmissão automática ZF de oito velocidades de última geração, e com amortecedores Skyhook de controlo eletrónico. Com uma repartição ideal do peso de 50:50, e uma utilização extensiva do alumínio no chassis, na carroçaria e na suspensão.