youtube Redes sociais

Saiba porque é que o Youtube ficou offline ontem


O Youtube ficou ontem offline durante cerca de um quarto de hora. O apagão foi à escala global e aconteceu às 12 e 26, hora de Portugal continental, mas o serviço foi rapidamente reposto. Quando os utilizadores viram a mensagem de erro “500 Internal Server Error” terão pensado que a mais popular rede de partilhas de vídeo tinha sido atacada. Mas não.

Não foram os hackers os responsáveis pelo apagão que o Youtube sofreu ontem. Exatamente às 12 e 26 o serviço saiu do ar. Tudo aconteceu durante uma “operação de rotina” de manutenção, durante a qual algo correu verdadeiramente mail.

Como a diferença horária para a costa ocidental dos Estados Unidos – onde a Google é sediada – é de cinco horas, o erro que deitou abaixo o Youtube só seria descoberto algumas horas depois, mas a empresa tem engenheiros espalhados por todo o mundo e foi na Europa que o problema foi atacado.

Este incidente vem mostrar como o serviço tem sido fiável ao longo dos anos, uma vez que é a primeira vez que algo semelhante acontece. O erro que levou às deficiências no serviço pode não ter sido sentido de igual modo em todo o lado, uma vez que nem em todos os países os internautas se queixaram do problema nas redes sociais.

Analistas acreditam que o problema poderá ter ocorrido na infra-estrutura de cloud da Google, uma vez que o Spotify também teve problemas intermitentes. Acontece que o popular serviço de streaming de música passou a ser alojado desde fevereiro na plataforma cloud da Google,

A empresa não explicou em pormenor o que aconteceu mas confirmou que o problema aconteceu durante uma operação de rotina.

Via TechCrunch


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *