Avião do Facebook - Aquila Redes sociais

Avião do Facebook faz primeiro teste


Tem uma envergadura de asas superior à de um Boeing 373 e pesa um terço do que um carro elétrico. O Facebook testou com êxito o Aquila, o seu avião de alta altitude com que pretende revolucionar o acesso à internet.

O Facebook anunciou ontem o sucesso do primeiro voo-teste do Aquila – o resistente avião movido a energia solar e de elevada altitude. O acesso à Internet pode oferecer oportunidades de mudança de vida, informação e experiências, no entanto, 1.6 mil milhões de pessoas vivem em locais remotos e sem acesso a redes de banda larga móvel. O Facebook está a construir novas tecnologias, com o Aquila, para ajudar a enfrentar este desafio.

Aquila infográfico

Este voo representa um passo importante para se conseguir superar este desafio. Foi o primeiro num conjunto de testes denominados de “functional checks”, criados para verificar os modelos operacionais do Aquila e a sua estrutura, no geral. Durante o voo de baixa altitude, o Aquila manteve-se no ar durante 96 minutos – mais do triplo do mínimo planeado para a duração da missão – e o Facebook reuniu dados valiosos para ajudar a melhorar o projeto. Em altitude de cruzeiro, o Aquila consumiu apenas 2.000 watts de potência – é tanto como um secador de cabelo ou um micro-ondas. Nos próximos voos, o Facebook prevê que o Aquila voo mais rápido, mais alto e para mais longe. Estima-se que possa voar a 60.000 – 90.000 pés, proporcionando assim conectividade às pessoas dos locais que sobrevoar.