IoT: Tecnologia traz mais segurança e previsibilidade aos elevadores Tecnologia

IoT: Tecnologia traz mais segurança e previsibilidade aos elevadores


O crescente mercado de produtos conectados a outros dispositivos – Internet das Coisas (IoT) – acaba de ganhar um novo aliado. Desta vez, a força vem para o setor de elevadores.

Trata-se de uma solução que registra (regista) tudo o que acontece com o elevador, o monitoramento remoto. Através do recurso de Telemetria, cada peça é monitorada, são gerados relatórios de uso, falhas e do desempenho de um componente específico.

recurso de Telemetria

Os logs (dados coletados) são enviados para um programa e transformados em informações que podem ser acessadas pelo técnico de manutenção, síndico e administradoras de condomínio. Dessa forma, é possível realizar uma manutenção preditiva mais eficiente, que consiste em detectar falhas e mudanças no estado de uma peça antes mesmo que ela estrague.

Desta forma, a manutenção do elevador fica muito mais assertiva. Ganham os utilizadores, que tem o elevador funcionando por muito mais tempo sem interrupções, e ganha o técnico de manutenção, que administra melhor o seu tempo ao saber em que área a sua atenção precisa estar voltada na hora da manutenção.

<span style="color: #3366ff;">Exemplo de relatório gerado pela plataforma. Fonte: Neomot Technologies</span>

O recurso também proporciona um elevador mais seguro, com menos paragens técnicas ocasionadas pelo desgaste desses componentes.

Outra vantagem do Monitoramento Remoto para o utilizador é que ele acaba com a falta de confiança do síndico no técnico, uma vez que é possível acompanhar o que foi feito no equipamento através da plataforma na web.

O recurso foi pensado e desenvolvido pela Neomot Technologies e já está disponível, no Brasil, em elevadores vendidos pela empresa, que contam, ainda, com um aplicativo que permite chamar o elevador de onde o utilizador estiver.

A empresa carrega também outro título: é a primeira a utilizar o protocolo Can Open Lift em elevadores produzidos no Brasil. O protocolo permite o upgrade e a troca de componentes sem que seja necessário modernizar todo o equipamento.


1 comentário em IoT: Tecnologia traz mais segurança e previsibilidade aos elevadores

  1. cassio

    IoT é um caminho sem volta. Esta tecnologia aliada aos elevadores coloca em outro patamar a interação com este equipamento tão útil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *