Pioneer Pro Audio instala sistema de som gigante no Festival Lovebox, em Londres Imagem & som, Press Release

Pioneer Pro Audio instala sistema de som gigante no Festival Lovebox, em Londres


O famoso clube noturno de Londres, Fabric, juntou-se à Pioneer Pro Audio na instalação de um sistema de som para o seu primeiro evento outdoor, o festival Lovebox. A decorrer entre os dias 15 e 16 de julho de 2016 no Parque de Vitória em Londres, o palco Fabric é o único espaço no festival Lovebox que irá delegar um parceiro exclusivo do setor de pro audio.

A arena do clube Fabric dispõe de uma tenda de 38 metros com a capacidade para 2000 pessoas que irá servir para recriação da sala RoomOne do clube, proporcionando, assim, aos seus visitantes uma experiência de clube noturno num ambiente de festival. Tanto Fabric, como a Pioneer Pro Audio aplicaram um grande esforço neste evento, começando pelo som constituído por um sistema GS-WAVE de três metros, oito subwoofers bass-reflex de 18″ da série XY-218 e doze colunas de duas vias e 12″ da série XY-122. Todo o sistema terá amplificadores Powersoft 1RU, incluindo múltiplos dispositivos de alta potência e eficiência K10 e K2 com software Armonía.

o sistema terá amplificadores Powersoft 1RU, incluindo múltiplos dispositivos de alta potência e eficiência K10 e K2 com software Armonía

“Habitualmente nem sequer iríamos considerar a utilização dos sistemas GS-WAVE em eventos outdoor, pois a sua dispersão sonora foi concebida exclusivamente para instalações fixas no interior de clubes noturnos”, explica Alex Barrand, Gestor da Divisão de Pro Audio da Pioneer. “Mas neste caso, como se trata de uma recriação da experiência do clube por parte de Fabric, eles fizeram uma ótima escolha”.

Todos os esforços para recriar a sensação de um clube noturno não se limitaram apenas ao sistema de som. O soalho em madeira, semelhante ao da sala RoomOne do clube Fabric, está a ser instalado para proporcionar uma resposta o mais próxima possível ao clube Londrino. As paredes da tenda serão revestidas com um material de isolamento para controlar as reflexões laterais e manter as frequências baixas. “Foi colocado um sistema de som no exterior, o que, por norma reduz a sua energia para metade, contudo utilizamos materiais de isolamento acústico para manter o som e a sua pressão dentro da sala, para que a energia seja centralizada na pista de dança sem escapar para o exterior da tenda”, aponta Alex Barrand.

O fundador do clube, Cameron Leslie, comenta o esforço colocado na recriação da experiência de Fabric: “Não pretendíamos ter apenas um palco no interior de uma tenda e um DJ a atuar. Queríamos construir um clube no recinto de Lovebox e oferecer ao público a experiência total do clube Fabric. Achamos que os sistemas Pioneer Pro Audio e Powersoft irão recriar todo o som pelo qual somos tão famosos”.

Uma outra característica da sala RoomOne do clube Fabric é a cabine de DJ. Esta será semi-exposta, permitindo ao público uma experiência mais próxima e mais pessoal com o DJ e outros artistas que estejam a atuar na lateral da cabine. O exclusivo set-up para o festival tornou-se um desafio para Barrand e a sua equipa Pioneer. “Devido à saída da cabine para a pista de dança, tínhamos de construir um sistema que tivesse potência suficiente para o DJ conseguir ouvir as suas misturas sobre o volume do sistema principal”. A cabine irá conter quatro subwoofers de 18 polegadas da série XY-218 e quatro colunas da série XY-122, reproduzindo um total de 22 quilowatts de potência. “É como se fosse mesmo um sistema para clube noturno”, comenta Barrand.

Todo o sistema de som será alimentado por amplificadores Powersoft, mantendo o seu headroom de reserva para os eventuais aumentos de temperatura da arena. A temperatura no interior da arena será monitorada pelo pluginWaves que irá ajustar automaticamente os tempos de atraso para altas-frequências conforme a subida de temperatura, certificando-se que o som seja distribuído de forma regular e em sincronia.

“A Powersoft tem sido a nossa parceira de amplificadores desde o primeiro dia”, continua Alex Barrand. “São fiáveis. O seu desempenho e consumo de energia são fenomenais. As suas capacidades são enormes e o seu fator de amortecimentos nos subwoofers é inacreditável.”

Francesco Fanicchi, Diretor de Comunicação e de Marca da Powersoft, também apontou o facto dos sistemas Pioneer serem otimizados através das predefinições e funções avançadas do software Armonía para memorização de diferentes estruturas de gainpara as duas noites. “Numa aplicação outdoor, a série K é perfeita para a recriação da sensação de um clube noturno e, claro, a eficiência dos amplificadores, num ambiente em que a potência é bastante limitada, é vital”.

Andrew Blackett resume o projeto: “Achamos que o palco e o sistema de som, cujo design elaboramos em parceria com a Pioneer Pro Audio, irão proporcionar ao público toda a experiência do clube Fabric. É agora em julho que vamos poder ouvir e sentir toda esta experiência maravilhosa”.

O Lovebox irá decorrer no Parque da Vitória nos dias 15 e 16 de julho e a arena do clube Fabric será a anfitriã de live acts e de atuações de DJ, incluindo Ricardo Villalobos, Jackmaster e Kano.

INSTALAÇÃO DE LOVEBOX EM DETALHE

4 x Pilhas de sistema GS-WAVE
8 x Subwoofers duplos bassreflex de 18″ da série XY-218
12 x Colunas de 2 vias de 12″ da série XY-122
Cabine de DJ:
4 x Subwoofers duplos bassreflex de 18″ da série XY-218
4 x Colunas de 2 vias de 12″ da série XY-122

Mais informações sobre o Festival Lovebox em http://loveboxfestival.com/


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *