Sony SmartWatch 3 Gadgets

Review: Sony SmartWatch 3


O Sony SmartWatch 3 foi o primeiro smartwatch da Sony a chegar ao mercado com o Android Wear, com a decisão da fabricante em abandonar o seu próprio sistema operativo a ser recebida de braços abertos pelos fãs.

Este smartwatch da Sony chegou também com o objectivo de servir como um bem capaz dispositivo fitness ao ter incluído suporte para GPS, o que permite a sua utilização independente como monitor de actividades físicas sem a necessidade de ser acompanhado por um smartphone.

SonySW3_2

Ecrã

O Sony SmartWatch 3 tem um ecrã de 1,6 polegadas com uma resolução de 320 x 320 pixels. Esta é quase uma resolução padrão para a grande maioria dos smartwatches das suas dimensões, sendo que até ao momento o que apresenta melhor resolução de ecrã é o Huawei Watch com uma resolução de 400 x 400 pixels.

Este ecrã é à prova de reflexos, o que torna a sua leitura bastante agradável mesmo quando exposto ao sol, especialmente quando se coloca o nível de brilho no máximo. No entanto, o modo automático de ajuste de brilho funciona bastante bem, permitindo ao smartwatch adaptar-se de forma bastante precisa ao tipo de ambiente em que o utilizador se encontra.

De forma padrão, o SmartWatch 3 (SW3) irá “escurecer” quando entra em modo standby apresentando ainda várias informações no ecrã que podem ser personalizadas e poderá depois ser activado novamente através do toque, movimento ou alertas de notificações.

 

Design e Construção

A Sony decidiu com o SW3 ir um pouco contra a tendência das fabricantes de smartwatches para 2016, que claramente tentam fazer com que os seus dispositivos se pareçam o mais possível com relógios tradicionais. Mas, apesar das tendências a Sony decidiu apostar num design rectangular que faz o SW3 parecer-se mais com um gadget do que um acessório de moda.

Este é um smartwatch que, apesar de ter uma opção com bracelete metálica, é certamente mais direccionado para os amantes do fitness pois o seu design é bastante atractivo no caso de procurar um smartwatch desportivo. Para reforçar ainda mais a sua afirmação no mercado desportivo, o SW3 tem ainda o GPS integrado e uma classificação IP68 que o certifica como resistente à água e poeiras.

A sua bracelete de borracha é bastante confortável e resistente, mas no entanto parece que acaba por atrair demasiadas partículas de pó e suja-se bastante facilmente.

Um ponto bastante interessante no design do SW3 é o facto de que pode remover a totalidade do corpo do relógio bastante facilmente sem necessitar de qualquer ferramenta, tornando a troca entre braceletes extremamente fácil e rápida.

No corpo do relógio apenas encontramos o botão de energia na sua lateral e uma entrada microUSB na sua traseira, que apesar das grandes criticas recebidas relativamente ao difícil acesso para carregamento, torna-se bastante fácil e natural ao fim de alguns dias.

SonySW3

Interface e Performance

Tal como todos os smartwatches mais recentes que têm como sistema operativo o Android Wear, a sua interface é simples e intuitiva. Todos os dispositivos com Android Wear apresentam-se basicamente da mesma forma, uma vez que a Google não permite grandes personalizações por parte das fabricantes.

Através de um longo clique no ecrã irá aceder à lista de watch faces que tem à sua disposição e no caso de não encontrar nenhuma do seu agrado, uma rápida pesquisa na Google Play irá apresentar-lhe dezenas de novas opções. Nas imagens presentes neste artigo a watch face que está a ser utilizada é a Pujie Black.

Para os que ainda não estão familiarizados com o modo de interacção com um smartwatch Android Wear, existem alguns gestos básicos que lhe permitem realizar as funcionalidades mais básicas. Com um deslize para cima irá conseguir aceder aos cartões de informação do Google Now e com um deslize para a direita irá poder arquivá-los.

Quando se encontra no ecrã principal do relógio, através de um deslize para baixo irá aceder à percentagem de bateria disponível assim como à opção de silenciar do relógio e através desse pequeno menu irá conseguir aceder às definições e modo cinema através de um deslize para a esquerda.

Sempre que o ecrã do relógio está activo poderá dar início às acções de voz através da voz de comando “OK Google”, podendo depois realizar várias acções tal como enviar mensagens ou guardar notas. Esta foi uma das funcionalidades que mais me surpreendeu, pois de forma bastante eficaz permitiu-me enviar mensagens através de várias aplicações (aplicação de mensagens e WhatsApp) para vários contactos e foi capaz de reconhecer na perfeição tanto em português como em inglês.

No caso de receber uma chamada, mensagem ou notificação o relógio irá vibrar e uma mensagem irá ser apresentada no ecrã. Poderá depois realizar várias acções relativamente à notificação, podendo responder, arquivar, ignorar ou abrir no seu smartphone.

Quanto à sua performance, o SmartWatch 3 apresenta-se extremamente capaz de lidar com a grande maioria das acções de forma suave e eficaz, apenas apresentando alguns atrasos nos comandos de voz.

 

Bateria, Ligações e Sensores

Tal como nos smartphones, a autonomia dos smartwatches é sempre um dos grandes problemas. Mas, o SW3 traz grandes melhorias nesta categoria pois a sua bateria oferece uma autonomia de um dia e meio com uma utilização moderada, o que é bem acima da média dos smartwatches topo de gama da actualidade.

Na minha utilização diária, começando o dia por volta das 7h30 da manhã com o SW3 a 100% chego facilmente por volta das 9 horas da noite e a sua bateria ainda não atingiu os 50%. Durante o dia o smartwach está constantemente ligado ao meu smartphone, constantes emails e notificações de todas as aplicações e jogos que tenho instalados, envio de mensagens através de comandos de voz e até mesmo navegação através do Google Maps.

Em termos de ligações, o Sony SmartWatch 3 tem Bluetooth 4.0, sensor de luz ambiente, acelerometro, compasso, giroscópio, NFC e GPS. A ligação bluetooth é simplesmente fantástica, em mais de 1 mês de utilização não me lembro de uma vez que tenha falhado a ligação ou perdido a ligação quando me encontro a uma distância aceitável do meu smartphone.

Conclusão

O Sony SmartWatch 3 é sem dúvida alguma um smartwatch a ter em consideração, especialmente se procurar uma alternativa de design que não se assemelhe ao vulgar relógio de formato circular.

O SW3 destaca-se pela sua boa performance, boa qualidade de ecrã, resistência, excelente autonomia e GPS integrado, que o transforma numa excelente adição ao seu equipamento desportivo.

Ecrã
Design e Construção
Interface e Performance
Bateria, Ligações e Sensores
Final Thoughts

O Sony SmartWatch 3 é sem dúvida alguma um smartwatch a ter em consideração, especialmente se procurar uma alternativa de design que não se assemelhe ao vulgar relógio de formato circular.Destaca-se pela sua boa performance, boa qualidade de ecrã, resistência, excelente autonomia e GPS integrado, que o transforma numa excelente adição ao seu equipamento desportivo.

Overall Score 4.4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *