BIG smart cities: 4.ª edição da competição passa a ter amplitude nacional Notícias

Startup portuguesa Parqly é a grande vencedora do Big Smart Cities


A Parqly, startup que quer resolver os problemas de estacionamento nas grandes cidades, venceu a 4.ª edição do concurso de empreendedorismo e inovação BIG Smart Cities promovida pela Vodafone e pela Ericsson.

Concebida para solucionar os problemas de estacionamento tão comuns nos grandes centros urbanos,a app Parqly vai fornecer informação sobre o parque de estacionamento mais adequado para os condutores em termos de proximidade, taxa de ocupação ou preço. Além disso, a Parqly vai permitir ainda reservar com antecedência o lugar de estacionamento pretendido, bem como fazer o pagamento do parque através do smartphone.

Com a vitória na Final de ontem, no Teatro Thalia, a Parqly vai agora ficar incubada no Vodafone Power Lab, o ‘laboratório’ de empreendedorismo e inovação da Vodafone Portugal. A par disso, vai viajar até Estocolmo para conhecer a sede da Ericsson e os seus polos de inovação, bem como beneficiar do prémio de 10 mil euros para começar a tornar real a sua solução para o problema de estacionamento nas grandes cidades.

Na 4.ª edição do Big Smart Cities, a par do vencedor, foram ainda atribuídas mais três menções honrosas.

  • Vodafone New Generation Networks – Take my Dronie, que junta as já conhecidas selfies à tecnologia aplicada aos drones, permitindo tirar fotografias e fazer filmes a partir do ar. Introduz no mercado um novo conceito: “Dronie”;
  • Ericsson Internet of Things – Movtz, tecnologia que transforma qualquer ficha elétrica em ponto de recarga de veículos elétricos;
  • Prémio do Público – Ledviser, dispositivo wearable que permite aos ciclistas indicar com antecedência a sua intenção de virar e travar, contribuindo para a redução de acidentes envolvendo ciclistas.

Criada em 2013 para captar ideias tecnológicas que visam melhorar o dia a dia de quem vive, trabalha ou visita uma cidade, a 4.ª edição do Big Smart Cities foi, até à data, a que registrou o maior número de candidaturas de sempre, com a participação de mais de 230 equipas.