ataqeu_facebook_cancelamento Segurança

Falso comunicado do Facebook sobre imagem denunciada é um perigo


Especialistas de segurança da Stity Tecnologia, distribuidora das soluções antivírus Avast, identificaram uma nova ameaça contra os utilizadores do Facebook. Os cibercriminosos estão a enviar, via e-mail, um comunicado falso do Facebook com a informação de que uma foto do seu álbum foi denunciada por, supostamente, ter conteúdo impróprio e, portanto, a conta estaria “suspensa”.

A mensagem apresenta dois links: um para que o utilizador veja a referida imagem denunciada e outro para conhecer quem fez a denúncia, mas em ambos os casos o link é o mesmo. O clique no link provoca o download de um código malicioso para o computador com um cavalo de troia, que permite coletar informação pessoais da vítima.

Marco Rodrigues, especialista em segurança da Stity Tecnologia, orienta o utilizador a apagar imediatamente qualquer mensagem supostamente enviada pelos administradores das redes sociais com este tipo de comunicado. “Trata-se de mais uma artimanha dos criminosos que apostam na desatenção dos utilizadores. Neste caso, por exemplo, quem receber esta mensagem irá perceber que o seu perfil se mantém ativo e sua rede social funcionando perfeitamente. Em caso de dúvidas, o próprio Facebook possui uma central de dúvidas onde o usuário pode conhecer mais sobre a sua política para conteúdos impróprios ou abusivos”, destaca.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *